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Tipo: TCC
Título : Educação previdenciária da Geração Y de Fortaleza: preparação para a aposentadoria
Autor : Dantas, Chislene da Silva
Tutor: Rocha, Alane Siqueira
Palabras clave : Educação Previdenciária;Geração Y;Indicador
Fecha de publicación : 2021
Citación : DANTAS, C. S. Educação previdenciária da Geração Y de Fortaleza: preparação para a aposentadoria. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atuariais) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a educação previdenciária da Geração Y de Fortaleza, como forma de preparação para a aposentadoria. Ainda por meio deste estudo, buscou-se analisar o perfil sociodemográfico dessa geração, assim como analisar as dimensões “Opinião”, “Conhecimento” e “Atitude” previdenciários adotados pelos Millennials e elaborar um indicador da educação previdenciária para essa geração. Os resultados foram obtidos por meio de um questionário, divulgado pelas redes sociais, com alcance de 290 respondentes, nascidos entre os anos de 1980 e 2000. A dimensão Opinião demonstrou uma maior importância para a acumulação individual, em detrimento ao Sistema de Previdência Social Obrigatório e à Previdência Complementar Facultativa. Somente 3,1% da amostra obtiveram a maior pontuação para a dimensão Conhecimento e para a dimensão Atitude, a maioria dos respondentes, 38,3%, indicou nunca poupar para a aposentadoria, quando recebe renda extra. O Índice de Educação Previdenciária (IEP), elaborado neste estudo, indicou classificação "média educação previdenciária" para a amostra analisada, com 65,9% dos índices obtidos na escala entre 0,500 e 0,749, considerando uma escala de 0 a 1.
Abstract: This study presents the results of a research that aimed to analyze the social security education of Generation Y in Fortaleza, as a way of preparing for retirement. Also through this study, we sought to analyze the sociodemographic profile of this generation, as well as analyze the social security dimensions “Opinion”, “Knowledge” and “Attitude” adopted by Millennials and develop an indicator of social security education for this generation. The results were obtained through a questionnaire, disseminated by social networks, with a reach of 290 respondents, born between 1980 and 2000. The Opinion dimension showed a greater importance for individual accumulation, to the detriment of the Mandatory Social Security System and the Optional Complementary Pension. Only 3.1% of the sample obtained the highest scores for the Knowledge dimension and for the Attitude dimension, most respondents, 38.3%, indicated never saving for retirement, when they receive extra income. The Social Security Education Index (IEP), elaborated in this study, indicated a classification of "average social security education" for the analyzed sample, with 65.9% of the indexes obtained in the scale between 0.500 and 0.749, considering a scale of 0 to 1.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61051
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ATUARIAIS - Monografias

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