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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação da relação entre o dano por umidade e a permeabilidade de misturas asfálticas contendo cinza volante como fíler
Título em inglês: Evaluation of the relationship between moisture damage and permeability of asphalt mix-tures containing fly ash as a filer
Autor(es): Freitas, Felipe Natan Ramos de
Ferreira, Wellington Lorran Gaia
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Palavras-chave: Misturas asfálticas;Dano por umidade;Permeabilidade, cinza volante.;Cinza volante
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: https://revistas2.uepg.br/index.php/ret
Citação: FREITAS, Felipe Natan Ramos de; FERREIRA, Wellington Lorran Gaia; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco. Avaliação da relação entre o dano por umidade e a permeabilidade de misturas asfálticas contendo cinza volante como fíler. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 11, n. 1 p. 18-29, abr. 2019.
Resumo: No interior do revestimento asfáltico, a água pode interferir na adesão do filme de ligante com os agregados e na coesão do próprio filme de ligante, agravando mecanismos de dano, tais como o trincamento por fadiga. Entretanto, a falha adesiva e coesiva são as últimas etapas de um processo que inicia com a infiltração d’água nessa estrutura. Nesse contexto, um dos parâmetros que ajuda a compreender o transporte de umidade em meios porosos é a permeabilidade. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a relação entre o dano por umidade e a permeabilidade em misturas asfálticas compostas por diferentes fíleres: natural e cinza volante. Para isso, foram avaliadas misturas asfálticas com 4% de fíler natural e Volume de Vazios (Vv) de 4 e 7%, além de misturas com cinza volante (também 4%) como fíler e os mesmos Vv (4 e 7%). Para a avaliação do dano por umidade, foram utilizados o ensaio Lottman, bem como o Processamento Digital de Imagens (PDI). Os resultados obtidos demostraram que pode existir uma forte relação (R2 = 0,98 para amostras não condicionadas e R2 = 0,75 para amostras condicionadas) entre a resistência ao dano por umidade e a permeabilidade para as misturas asfálticas avaliadas. A cinza volante não se comportou como melhorador de adesividade, o que pode ser atribuído a composição química deste material, além da sua heterogeneidade.
Abstract: Within the asphalt surface layer, the water can interfere in the binder/aggregate adhesion and in the cohesion of the binder itself, accelerating damage mechanisms such as fatigue damage. However, an adhesive and cohesive failure are the last stages of a process that begins with an infiltration of water in the structure. The coefficient of permeability (k) has been a parameter commonly used for characterizing the drainage capacity of asphalt mixtures. Thus, this work aims to evaluate the relationship between the moisture damage and the permeability in asphalt mixtures composed of different fillers: natural and fly ash. For this, it was ana-lysed asphalt mixtures with 4% of natural filler and Air Voids (AV) of 4% and 7%, besides asphalt mixtures with fly ash as a filler (also 4%) and the same AV (4 and 7%) were evaluated. In order to evaluate the moisture damage, the Lottman, as well as the Digital Image Processing (DIP) were used. The results were shown that it can exist a strong relationship (R2 = 0.98 for unconditioned samples and R2 = 0.75 for conditioned samples) between moisture damage and permeability for asphalt mixtures. The fly ash evaluated in this work did not act as a moisture damage additive, which can be explained by its chemical composition and or its used content.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61035
ISSN: 2176-7270
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