Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61018
Tipo: TCC
Título: A percepção das professoras sobre a afetividade na Educação Infantil
Autor(es): Marinho, Emilly Victória de Oliveira
Orientador: Martins, Cristiane Amorim
Palavras-chave: Afetividade;Crianças;Professoras;Affectivity;Children
Data do documento: 2020
Citação: MARINHO, Emilly Victória de Oliveira. A percepção das professoras sobre a afetividade na Educação Infantil. Orientadora: Cristiane Amorim Martins. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção de professoras de creche e pré-escola da rede municipal de Fortaleza sobre afetividade. Como objetivos específicos, buscou-se analisar como elas percebem a afetividade das crianças nos contextos de infantil I e infantil V; refletir sobre os desafios enfrentados por elas, no âmbito da afetividade nos dois contextos e analisar como elas percebem a sua afetividade na relação com o seu agrupamento. Essa experiência de pesquisa qualitativa tem como aporte teórico a psicogênese da pessoa completa, teoria de Henri Wallon sobre o desenvolvimento infantil. Discute-se aspectos do desenvolvimento infantil, as manifestações da afetividade na criança e as relações entre criança e professora de educação infantil. Como estratégia metodológica foi utilizada a entrevista individual semiestruturada, realizada com doze professoras por meio de vídeo-chamada ou chamada telefônica. A análise dos dados revelou que as professoras confundem afetividade com suas manifestações, referindo-se, sobretudo, às experiências afetivas positivas, por exemplo, o cuidado e o carinho. Contudo, compreendem a importância da afetividade no desenvolvimento e na vida das crianças, seja as que frequentam a creche (0-3 anos) ou a pré-escola (4 e 5 anos), expressando em suas falas a importância do diálogo, dos gestos e do tom de voz das professoras de crianças dessas diferentes faixas etárias. Além disso, as docentes afirmaram que são muitos os desafios presentes nas suas práticas pedagógicas, destacando a dificuldade em compreender as manifestações emocionais das crianças, sobretudo o choro, as relações com as famílias e as condições físicas das escolas. As professoras afirmam que expressam a sua afetividade através da maneira como cuidam das crianças, como se comunicam com elas, como as escutam e como lhes favorecem a vivência de experiências afetivas positivas. Algumas destacaram que têm o papel de promover o desenvolvimento emocional das crianças do seu agrupamento e, assim, desenvolver sujeitos saudáveis e críticos. Os resultados desse trabalho evidenciam a necessidade de processos de formação continuada que contemplem o tema da afetividade, pois os saberes das professoras parecem oriundos basicamente da experiência e suas ações parecem ter como base a intuição. É interessante que essas experiências favoreçam também o autoconhecimento das professoras, o gerenciamento de suas próprias emoções, assim como a construção de estratégias que estimulem as crianças na organização de suas manifestações afetivas.
Abstract: This work has as general objective to analyze the perception of daycare and pre-school teachers from the regional public system of Fortaleza about affectivity. As specific objectives, we sought to analyze how they perceive the affectivity of children in the contexts of infants and pre-school. Also, how the teachers reflect on the challenges faced by them, in the context of affectivity in both classes and analyze how they perceive their affectivity in relation to their group. This qualitative research experience is based on the psychogenesis of the complete person, Henri Wallon's theory of child development. It discusses aspects of child development, the manifestations of affectivity in children and the relationships between children and early childhood education teachers. As a methodological strategy, the semi-structured individual interview was used, conducted with twelve teachers through video or telephone calls. Data analysis revealed that teachers confuse affection with their manifestations, referring, above all, to positive affective experiences, for example, care and affection. However, they understand the importance of affectivity in the development and life of children, whether they attend day care (0-3 years) or pre-school (4 and 5 years), expressing in their speeches the importance of dialogue, gestures and the tone of voice of teachers of children of these different age groups. In addition, the teachers stated that there are many challenges present in their pedagogical practices, highlighting the difficulty in understanding the emotional manifestations of the children, especially crying, relationships with families and the physical conditions of schools. The teachers affirm that they express their affection through the way they take care of the children, how they communicate with them, how they listen to them and how they favor the experience of positive affective experiences. Some pointed out that they have the role of promoting the emotional development of the children in their group and, thus, developing healthy and critical subjects. The results of this work show the need for continuing education processes that address the theme of affectivity, as the teachers' knowledge seems to come basically from experience and their actions seem to be based on intuition. It is interesting that these experiences also favor the teachers' self-knowledge, the management of their own emotions, as well as the construction of strategies that encourage children in organizing their affective manifestations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61018
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_evomarinho.pdf824,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.