Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/610
Tipo: Dissertação
Título: Método de gestão para Biblioteca Universitária baseado no balanced scorecard
Autor(es): Nascimento, Eliene Gomes Vieira
Orientador: Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: Biblioteca Universitária - administração;Planejamento estratégico;Indicadores de gestão
Data do documento: 2009
Citação: NASCIMENTO, Eliene Gomes Vieira. Método de gestão para Biblioteca Universitária baseado no Balanced ScoreCard. 2009. 115p. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. Disponível em: http://www.biblioteca.ufc.br/images/stories/arquivos/conhecimentogerado/dissertacao/metodo_de_gestao_para_biblioteca_universitaria_baseado_no_balanced_scorecard.pdf. Acesso em: 12 jul. 2011.
Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES), inseridas na sociedade do conhecimento, são afetadas por mudanças que envolvem o gerenciamento da informação como instrumento essencial para uma gestão eficiente. Diante dessa realidade, a biblioteca universitária torna-se um equipamento estratégico para a implantação de novas formas de gerenciamento das IES. Nesse contexto, objetiva-se neste trabalho desenvolver o método de gestão estratégica, adaptado para bibliotecas universitárias, particularmente na Biblioteca de Ciências da Saúde da UFC, proposto por Kaplan e Norton (1997): o Balanced Scorecard – BSC. A metodologia usada na elaboração do método propôs a realização de 9 (nove) etapas: definir a unidade organizacional selecionada; estabelecer ou definir a visão e a missão da organização; proceder à análise swot; determinar estratégias globais; definir perspectivas; selecionar objetivos estratégicos; definir indicadores e metas para cada objetivo; sugerir ações estratégicas, e elaborar o mapa estratégico. O processo de implantação foi descrito pela análise das quatro perspectivas: perspectiva de responsabilidade social, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. A avaliação dos resultados foi positiva com referência ao fornecimento de subsídios para melhorar a gestão estratégica da Biblioteca de Ciências da Saúde da UFC e servir de parâmetro para outras bibliotecas universitárias de Instituições de Ensino Superior – IES. Conclui-se, assim, que o método aplicado apontou resultados eficazes para a biblioteca analisada, à medida que serve de inspiração e norte para o aprofundamento das estratégias determinadas como essenciais para a consolidação e o crescimento da instituição, bem como incentiva a busca contínua de aprendizagem e de excelência para o cumprimento social da missão da biblioteca universitária.
Abstract: The Globalized society has become centered in the application of information and of knowledge so that the High Education Institutions (IES) are affected by such social changes once they already have information as raw material. The university library has become a strategic equipment for the implantation of new sorts of management in the IES. In such context, we aim, with this research, to develop the management strategic method, adapted for university libraries, particularly in the Health and Science Library of the Federal University of Ceará-UFC, proposed by Kaplan and Norton (1997): the Balanced Scorecard – BSC. The methodology used for the elaboration of the method proposed the accomplishment of 9 (nine) stages: define the selected organizational unity; establish or define the organization vision and mission; proceed to the swot analysis; determine global strategies; define perspectives; select strategic objectives; define indicators and goals for each objective; suggest strategic actions and working out of the strategic map. The implantation process was described through the analysis of the four perspectives: social responsibility perspective, of the clients, of the internal processes and of learning and growing. The evaluation of results was positive concerning strengthening to subsidies to improve the strategic management of the UFC- Health and Sciences Library and to serve as a parameter for other High Education Institutions (IES) university libraries. Thus, it was concluded that the method used presented effective results for the library analyzed while it is used as inspiration for deepening the strategies determined as essential for the institution consolidation and growing. It also encourages the continuous search for learning and excellence for the social accomplishment of the university library mission.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/610
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Dissertações defendidas na UFC
POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_egvnascimento.pdf646,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.