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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60986
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Tem lugar para o rap na 'Cidade Canção'? |
Título em inglês: | Is there a place for rap in the “Song City”? |
Autor(es): | Rosa, Érica Paiva |
Palavras-chave: | Identidade;Rap;Poesia;Música;História |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrelaces |
Citação: | ROSA, Érica Paiva. Tem lugar para o rap na 'Cidade Canção'? Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 13, n. 25, p. 54-73, jul./set. 2021. |
Resumo: | Este trabalho analisa três raps do grupo Realidade Nacional – Cidade Canção (2001), Femucic (2001) e Femucic (Parte 2) (2006) – e discute a construção identitária desse gênero literário-musical e de sua comunidade na cidade de Maringá (Paraná). Dentre as temáticas abordadas pelo corpus estão questões políticas, culturais e sociais características de Maringá, a recepção do gênero na cidade e a defesa do caráter artístico do movimento Hip Hop local. Ancorado em um arcabouço teórico relacionado à literatura, à música, à história, ao movimento Hip Hop e aos estudos de identidade, este trabalho utiliza uma metodologia de caráter analítico-interpretativo para a leitura da linguagem verbal dos raps. De acordo com a dinâmica das identidades discutida por Manuel Castells (1999), compreende-se que os rappers traçam o percurso de uma identidade de resistência que resulta em uma identidade de projeto, pois constroem um projeto de vida diferente que visa romper a lógica da dominação e transformar a estrutura social ao seu redor. |
Abstract: | This work analyzes three rap songs from the group Realidade Nacional – Cidade Canção (2001), Femucic (2001) and Femucic (Parte 2) (2006) – and discusses the identity construction of this literary-musical genre and its community in the city of Maringá (Paraná). Among the themes addressed in its corpus are political, cultural, and social issues characteristic of Maringá, the reception of the genre in the city and the struggle in defense of the artistic stance of the local hip hop scene. Relying on a theoretical framework related to the literature, the music, the history, the Hip Hop movement and identity studies, this work employs a methodology of analytic-interpretative nature to perform a reading of the verbal language of the raps. According to the dynamics of identities as discussed in Manuel Castells (1999), the rappers draws the path of a resistance identity, that leads to a project identity, because build a different life project that aims to break the logic of domination and transform the social structure around them. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60986 |
ISSN: | 2596-2817 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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