Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60977
Tipo: | TCC |
Título: | Uso do Design Thinking no desenvolvimento de protótipos para crianças com TEA |
Autor(es): | Pereira, Victoria Gabriella Rebouça |
Orientador: | Vasconcelos, Patrícia Freitas Campos de |
Coorientador: | Marques, Anna Beatriz dos Santos |
Palavras-chave: | Design Thinking;Transtorno do Espectro Autista (TEA);Projeto de interface |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | PEREIRA, Victoria Gabriella Rebouça. Uso do Design Thinking no desenvolvimento de protótipos para crianças com TEA. 2021. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2021. |
Resumo: | Crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autismo (TEA), são caracterizadas por prejuízos em três áreas do desenvolvimento: comportamento, atenção e linguagem. Mesmo com essas dificuldades, o acesso aos dispositivos tecnológicos (como tablets e smartphones) tem sido uma grande aliada na educação de crianças com TEA. Esta pesquisa tem a motivação de buscar soluções para ajudar nas principais dificuldades apresentadas no uso dos aplicativos já existentes para esse público. Dessa forma, objetivou-se facilitar o projeto de interface de apps para usuários com TEA a partir da utilização de práticas abordadas pela metodologia Design Thinking (DT), como abordagem criativa e inovadora para resolução de problemas visando obter mais informações sobre o desenvolvimento do protótipo acessível para crianças com o TEA. O DT busca soluções para problemas de forma coletiva e colaborativa, dando ênfase a pensamentos críticos e criativos. Dessa forma, foram identificadas as necessidades de crianças com TEA diante dos aplicativos existentes e sugerido um protótipo. Além disso, a solução projetada foi validada em um estudo de caso e fornece apoio a projetos de soluções tecnológicas para crianças com TEA. Por meio deste trabalho, foi possível realizar uma pesquisa na literatura, validar personas, buscar ideias usando o brainstorming, criar requisitos, realizar prototipação e conduzir um teste de usabilidade com usuários autistas. |
Abstract: | Children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) are characterized by impairments in three areas of development: behavior, attention and language. Even with these difficulties, access to technological devices (such as tablets and smartphones) was a great ally in the education of children with ASD. This research has a motivation to seek solutions to help with the main links in the use of existing applications for this audience. Thus, the objective was to facilitate the design of the app interface for users with the TEA by using practices covered by the Design Thinking (DT) methodology, as a creative and innovative approach for solving general problems. Obtain more information on the development of the Affordable prototype for kids with TEA. DT seeks solutions to problems collectively and collaboratively, emphasizing right and creative thinking. Thus, they were identified according to the needs of children with ASD in view of the existing applications and a prototype was suggested. In addition, a designed solution was validated in a case study and supports technology solution projects for children with ASD. Through the work, it was possible to conduct a literature search, validate personas, search for ideas using brainstorming, create requirements, carry out prototyping and conduct a usability test with autistic users. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60977 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_vgrpereira.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.