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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60917
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O papel da moradia estudantil na edificação da educação integral no Instituto Federal Catarinense - IFC: limites e potencialidades |
Otros títulos : | El papel de la vivienda estudiantil en el edificio de educación integral en el institutofederal Catarinense - IFC: límites y potencialidades |
Título en inglés: | The role of student housing in the building of integral education in the Instituto Federal Catarinense - IFC: limits and potentialities |
Autor : | Camillo, Eliane Juraski Figueredo, Daiana Colombo |
Palabras clave : | Moradia estudatil;Educação profissional;Formação humana integral;Juventudes |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Revista Labor |
Citación : | CAMILLO, Eliane Jurask; FIGUEREDO, Daiana Colombro. O papel da moradia estudantil na edificação da educação integral no Instituto Federal Catarinense - IFC: limites e potencialidades. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 25, p. 32-46, jan./jun. 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo é fruto da pesquisa realizada pelas autoras durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-PROFEPT, no ano de 2020. O objetivo geral consistiu em investigar os limites e as potencialidades da Moradia Estudantil (ME) enquanto espaço de formação integral dos/as estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense-IFC. A pesquisa bibliográfica contemplou os objetivos de levantar o estado da arte da produção do conhecimento teórico/empírico acerca da ME, refletir sobre o EMI na perspectiva da formação integral dos/as sujeitos/as e compreender as possíveis mediações da escola e do trabalho na (re)construção das identidades juvenis. Foram realizadas também entrevistas narrativas, baseadas na metodologia da história oral, partindo de questões geradoras e via whatsapp, um questionário semiestruturado, haja vista que essa etapa da pesquisa foi impactada pela pandemia do novo Coronavírus. O objetivo foi averiguar as percepções de estudantes e egressos/as sobre o papel da ME enquanto espaço de formação integral. O pressuposto confirmado foi de que a vivência na ME contribui na formação humana integral dos/as sujeitos/as, contemplando sua formação cidadã, mas apresenta limitações, devido a necessidade de organização institucional para o planejamento e o acompanhamento das atividades desenvolvidas durante o tempo livre. A partir desse trabalho, será possível a ressignificação da ME para além de sua função no programa de assistência estudantil. |
Abstract: | This article is the result of research conducted by the authors during the Professional Master in Professional and Technological Education, in the year 2020. The general objective was to investigate the limits and potentialities of Student Housing (SH) as a space of integral formation of the students of the Technical Course in Agriculture Integrated to High School of the Instituto Federal Catarinense-IFC. The bibliographical research contemplated the objectives of raising the state of the art of the production of theoretical/empirical knowledge about the SH, to reflect on the Integrated High Schoolin the perspective of the integral formation of the subjects and to understand the possible mediations of the school and of the work in the (re)construction of the juvenile identities. Narrative interviews were also carried out, based on the methodology of oral history, starting with generating questions and via whatsapp, a semi-structured questionnaire, since this stage of the research was impacted by the pandemic of the new Coronavirus. The objective was to ascertain the perceptions of students and graduates about the role of SH as a space of integral formation. The assumption confirmed was that the experience at SH contributes to the integral human formation of the subjects, contemplating their citizen formation, but presents limitations due to the need of institutional organization for the planning and follow-up of the activities developed during free time. From this work, it will be possible to resignthe SH beyond its function in the student assistance program. |
Resumen en español: | Este artículo es el resultado de la investigación realizada por los autores durante elMáster Profesional en Educación Profesional yTecnológica, en el año 2020. El objetivo general era investigar los límites y potencialidades de la Residencia de estudiantes(RE) como espacio de formación integral de los estudiantes delCurso Técnico en Agricultura Integrado a la Escuela Secundariadel Instituto Federal Catarinense-IFC.La investigación bibliográfica contempló los objetivos de elevar el estado del arte de la producción de conocimientos teóricos/empíricos sobre la RE, reflexionar sobre la escuela secundaria integrada en la perspectiva de la formación integral de los sujetos y comprender las posibles mediaciones de la escuela y del trabajo en la (re)construcción de las identidades juveniles. También se realizaron entrevistas narrativas, basadas en la metodología de la historia oral, comenzando por la generación de preguntas y mediante whatsapp, un cuestionario semiestructurado, ya que esta etapa de la investigación se vio afectada por la pandemia del nuevo Coronavirus. El objetivo era averiguar las percepciones de los estudiantes y graduados sobre el papel de la REcomo espacio de formación integral. El supuesto confirmado fue que la experiencia en REcontribuye a la formación humana integral de los sujetos, contemplando su formación ciudadana, pero presenta limitaciones debido a la necesidad de organización institucional para la planificación y seguimiento de las actividades desarrolladas en el tiempo libre. A partir de este trabajo, será posible renunciar al RE más allá de su función en el programa de asistencia a los estudiantes. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60917 |
ISSN : | 1983-5000 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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