Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60909
Type: | TCC |
Title: | Percepção da experiência dos estudantes da FEAAC em relação às aulas online realizadas no modelo remoto |
Authors: | Melo, Pedro Holanda Ferraz |
Advisor: | Lima, Bruno Chaves Correia |
Keywords: | Aulas online;Aulas remotas;Percepção dos estudantes |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | MELO, Pedro Holanda Ferraz. Percepção da experiência dos estudantes da FEAAC em relação às aulas online realizadas no modelo remoto. 2020. 76 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este presente trabalho teve como objetivo geral compreender a percepção da experiência dos estudantes da FEAAC em relação às aulas online realizadas no modelo remoto. Buscando descrever também seus os impactos acadêmicos, socioeconômicos e explanar sugestões de melhoria dos estudantes sobre a operacionalização das aulas remotas. Em relação à metodologia do trabalho, ela foi classificada como qualitativa e descritiva, sendo realizada através da aplicação de entrevistas com 5 estudantes da FEAAC. A análise de resultados mostrou que de maneira geral os estudantes entrevistados percebem que às aulas remotas possuem benefícios tais como: maior flexibilidade e tempo para conciliar às aulas com trabalho e família, porém por outro lado os entrevistados também relataram desafios como: dificuldades de concentração, falta de capacitação e menor nível de interação com seus professores. Foi possível captar que a percepção dos estudantes entrevistados teve forte relação com as condições adaptativas de cada um. Os estudantes que afirmaram possuírem ambientes de estudo e estruturação tecnológica adequadas tiveram percepções mais positivas enquanto os estudantes que relataram possuir algum tipo de dificuldade no seu ambiente de estudo e ou com sua estrutura tecnológica tiveram posturas mais críticas quanto ao modelo de ensino remoto. |
Abstract: | The general objective of this study was to understand the perception of the FEAAC students' experience regarding the online classes held in the remote model. It also sought to describe their academic and socioeconomic impacts and explain suggestions for improvement of the students about the operation of the remote classes. Regarding the methodology of the work, it was classified as qualitative and descriptive, being carried out through the application of interviews with 5 students from FEAAC. The analysis of the results showed that in general the interviewed students perceived that the remote classes have benefits such as: flexibility, greater security and time to conciliate the classes with work and family. However, on the other hand, the interviewees also reported challenges such as: difficulties of concentration, lack of training and a lower level of interaction with their professors. It was possible to see that the perception of the interviewed students was strongly related to the adaptive conditions of each one. The students who said they had an adequate study environment and technological structure had more positive perceptions, while the students who reported some kind of difficulty in their study environment or with their technological structure had more critical attitudes towards the remote learning model. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60909 |
Appears in Collections: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_phfmelo.pdf | 981,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.