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Tipo: Artigo de Periódico
Título : O sucateamento do ensino superior através da educação a distância
Título en inglés: The wrecking of college education through the distance learning
Autor : Jesus, Nataly Batista de
Palabras clave : Ensino superior;Educação à distância;Sucateamento da educação
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citación : JESUS, Nataly Batista de. O sucateamento do ensino superior através da educação a distância. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n.13, p. 202-216, maio 2020.
Resumen en portugués brasileño: No Brasil, a modalidade de Ensino a Distância (EaD) tem-se expandido consideravelmente nos últimos anos, com a proposta de flexibilizar os horários, tornar-se financeiramente mais acessível e possibilitar o acesso ao ensino superior para aqueles que possuem uma rotina agitada. Consequentemente, essa modalidade tem conquistado muitos alunos que sonham com o diploma de ensino superior, resultando o aumento de vagas e matrículas nas empresas educacionais. Com base nisso, tem-se criado mecanismos que ao mesmo passo que facilitam o acesso a tal ensino, sucateiam sua qualidade, de modo a marginalizar e inferiorizar uma graduação, principalmente as licenciaturas. Tendo isso em vista, o presente artigo tem como proposta abordar como a educação a distância tem se tornado uma chave para mercado educacional, gerando lucro e desvalorizando ainda mais a educação no país, especificamente, com o cadastro reserva de profissionais, a acriticidade mantenedora do senso comum e ausência da relação professor-aluno.
Abstract: In Brazil, the distance learning modality (DLM) have been expanding in the past years, with the proposal of providing a more flexible schedule with low cost and to make possible the access to college for those who have a busy routine. Consequently this modality has attracted many students that dream with the college degree, resulting in the increasement of vacancies and enrollments in the teaching’s network. Based on this, mechanisms have been created to facilitate the access to such modality that diminishes its quality in a way that marginalizes and downgrades the learning system. Therefore, this article aims to address how distance education has become a key to the educational market, generating profit and devaluing education in the country, and even more specifically with the hiring of professionals that uncritically maintains the common-sense and absence of a teacher-student relationship.
Resumen en español: En el Brasil, la modalidad de la educación a distancia (EAD) se ha ampliado considerablemente en los últimos años, con la propuesta de flexibilizar los horarios, hacerla más asequible financieramente y posibilitar el acceso a la enseñanza superior para aquellos que poseen una rutina agitada. Consecuentemente, esa modalidad ha conquistado a muchos alumnos que sueñan con el diploma de la enseñanza superior, lo que resultó en el aumento de vacantes e inscripciones en empresas de enseñanza. Sobre esa base, se han creado mecanismos que, al mismo tiempo que facilitan el acceso a dicha enseñanza, desmantelan su cualidad, con el fin de marginalizar e bajar una graduación, principalmente, las licenciaturas. Teniendo eso en cuenta, el presente artículo tiene como propuesta abordar cómo la educación a distancia se ha convertido en una clave para el mercado educacional, generando lucro e devaluando aún más la educación en el país, específicamente, con el registro de reserva de profesionales, la ausencia de la criticidad que mantiene el sentido común, y falta de la relación profesorado-alumno.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60896
ISSN : 1984-4735 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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