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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60885
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Trabalho, educação e emancipação humana: uma análise ontológico-marxiana |
Otros títulos : | Trabajo, educación y emancipación humana: un análisis ontológico-marxiano |
Autor : | Santos, Sayarah Carol Mesquita dos |
Palabras clave : | Educação;Ontologia marxiana;Emancipação humana |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista Eletrônica Arma da Crítica |
Citación : | SANTOS, Sayarah Carol Mesquita dos. Trabalho, educação e emancipação humana: uma análise ontológico-marxiana. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 13, p. 46-56, maio 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Trata-se de uma análise teórica da relação entre trabalho e educação na perspectiva da ontologia marxiana, bem como da articulação com os processos de emancipação humana. Adota-se a revisão de literatura pautada em referências como Lukács (2013) e Mészáros (2008), entre outros autores do pensamento marxista. A relação entre trabalho e educação na ontologia marxiana deve ter como horizonte a emancipação dos homens na formação de uma nova sociabilidade que coloca a vida humana e da natureza em primeiro lugar e não as leis do mercado e seus objetivos lucrativos. Portanto, é preciso pensar e desenvolver ações, táticas e estratégias que permitam a transformação radical do sistema, tendo na educação as possibilidades de contribuição para a formação de uma consciência crítica e socialista. |
Resumen en español: | Es un análisis teórico de la relación entre trabajo y educación desde la perspectiva de la ontología marxista, así como la articulación con los procesos de emancipación humana. Se adopta la revisión de la literatura basada en referencias como Lukács (2013) y Mészáros (2008), entre otros autores del pensamiento marxista. La relación entre trabajo y educación en la ontología marxista debe tener como horizonte la emancipación de los hombres en la formación de una nueva sociabilidad que priorice la vida humana y la naturaleza y no las leyes del mercado y sus objetivos rentables. Por lo tanto, es necesario pensar y desarrollar acciones, tácticas y estrategias que permitan la transformación radical del sistema, teniendo en la educación las posibilidades de contribución a la formación de una conciencia crítica y socialista. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60885 |
ISSN : | 1984-4735 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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