Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60864
Type: Artigo de Evento
Title: Asociación Latinoamericana de Estudiantes de Ingeniería Civil (ALEIC) – um processo de internacionalização do ensino da Engenharia
Title in English: Latin American Association of Civil Engineering Students (ALEIC) - a process of internationalization of Engineering education
Authors: Böes, Jeferson Spiering
Santillan, Carlos B.
Cabello, Iván Muñoz
Grimaldo, Juan Francisco
Rodriguez, Alejandro Aguilar
Keywords: Ensino;Engenharia civil;ALEIC;Internacionalização
Issue Date: 2017
Publisher: http://www.abenge.org.br
Citation: BOES, Jeferson Spiering ; SANTILLAN, Carlos B. ; CABELLO, Ivan F. ; GRIMALDO, Juan F. ; RODRÍGUEZ, Alejandro A. Asociación Latinoamericana de Estudiantes de Ingeniería Civil (ALEIC) – um processo de internacionalização do ensino da Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLV., 26 a 26 set. 2017, Joinvile-SC. Anais […], Joinvile-SC., 2017. Tema: Inovação no Ensino/ Apendizagem em Engenharia.”
Abstract in Brazilian Portuguese: A diversificação cultural, linguística e territorial são características da América Latina, que a tornam singular no contexto internacional. No entanto, esta diversidade vai ao contraponto da internacionalização do ensino de engenharia civil praticada pela Asociación Latinoamericana de Estudantes de Ingeniería Civil (ALEIC). Fundada nos anos 2000, a associação é composta por associações nacionais de estudantes de engenharia civil, cujo objetivo é promover a internacionalização da engenharia civil e o desenvolvimento acadêmico dos alunos, através da congregação do ensino, pesquisa e cultura. Atualmente, a ALEIC possui 10 países membros, com representatividade, tendo realizado 16 congressos internacionais e diversos nacionais. Este trabalho, tem por objetivo descrever a ALEIC, como uma fonte de disseminação para o processo de internacionalização do ensino da engenharia civil. A principal contribuição deste estudo é promover e incentivar a prática de associativismo e internacionalização para outras engenharias e aos alunos de modo geral. Congressos internacionais, programas de intercâmbios, bancos de dados de pesquisas, projetos de cooperação, entre outras ações, estão como os resultados das ações promovidas pela ALEIC ao longo da história. O trabalho mostra uma abordagem do movimento estudantil e o potencial de desenvolvimento acadêmico internacional da engenharia civil.
Abstract: Cultural, linguistic and territorial diversification are characteristic of Latin America, which makes it unique in the international context. However, this diversity goes to the counterpoint of the internationalization of civil engineering teaching practiced by the Latin American Association of Students of Civil Engineering (ALEIC). Founded in the 2000s, the association is made up of national associations of civil engineering students whose goal is to promote the internationalization of civil engineering and the academic development of students through the teaching, research and culture congregation. Currently, ALEIC has 10 member countries, with representation, having held 16 international congresses and several national. This paper aims to describe ALEIC as a source of dissemination for the process of internationalization of civil engineering teaching. The main contribution of this study is to promote and encourage the practice of associativism and internationalization for other engineering and students in general. International congresses, exchange programs, research databases, cooperation projects, among other actions, are like the results of the actions promoted by ALEIC throughout history. The paper shows an approach to the student movement and the international academic development potential of civil engineering.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60864
Appears in Collections:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_eve_jsboes.pdf551,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.