Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60796
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Percepção dos discentes sobre o uso do Software Pythontm na aplicação do Método de Euler para resolução de equações diferenciais |
Title in English: | Student's perception towards use of Pythontm Software in the application of the Euler Method for the resolution of differential equations |
Authors: | Oliveira, Edneide de Matos Rocha, Maria Valderez Ponte Silva, Francisco Jeandson Rodrigues da |
Keywords: | Python;Método de euler;Equações diferenciais;Métodos matemáticos |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | http://www.abenge.org.br |
Citation: | OLIVEIRA, Edneide de Matos; ROCHA, Maria Valderez Ponte; SILVA, Francisco Jeandson Rodrigues da. Percepção dos discentes sobre o uso do Software Pythontm na aplicação do Método de Euler para resolução de equações diferenciais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I., 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.” |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O estudo abordou a utilização do método numérico de Euler para resolução de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) pelos alunos da disciplina de Métodos Matemáticos e Computacionais Aplicados a Engenharia Química ministrada no Curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo realizado por pesquisas de campo e bibliográfica. A pesquisa de campo foi desenvolvida com os alunos que cursam ou cursaram a disciplina acima mencionada, por meio de uma entrevista e resposta a um questionário. No que tange aos objetivos vislumbrados por este trabalho, destacam-se: analisar a percepção dos discentes sobre a utilização de software PythonTM para resolução de EDO’s; verificar as dificuldades dos alunos na utilização de programação computacional para resolução de problemas; e analisar se essa metodologia de ensino dá mais motivação para o aluno aprender os conteúdos abordados na disciplina. Os resultados deste estudo foram positivos, pois evidenciaram que o Python enriqueceu a formação do aluno, possibilitando uma melhor aprendizagem sobre métodos numéricos para resolução de EDO’s com a aplicação no software e concluiu-se que na engenharia é possível aprender de uma forma diferente daquela tradicional. Portanto, é importante o uso de metodologias e softwares de forma efetiva e contínua em aulas. |
Abstract: | The present study presented the use of the Euler method for the resolution of Ordinary Differential Equations (ODE) by undergraduate students of the course in Mathematical and Computational Methods Applied to Chemical Engineering, of Chemical Engineering from Federal University of Ceará (UFC) being made by two researches: field and bibliographical. The field research was developed with the students who study or studied the course, through an interview, in order to collect data. Regarding the goals envisaged by this work, highlight: students' perception of the use of software such Python for solving EDOs, verifying students' difficulties in using computational programming for problem solving, and teaching methodology gives more motivation for the student to learn the subject of the course. The results of this study were positive, because they showed that python enriched the student's education, enabling a better learning about numerical methods for resolution of ODEs with the application in the software and it was concluded that in engineering it is possible to learn in a different way from the traditional one. Therefore, it is important the use of active methodologies and software in an effective and continuous way in classes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60796 |
ISSN: | 2175 - 957X |
Appears in Collections: | DEQ - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_edemoliveira.pdf | 858,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.