Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60750
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A Metodologia da Aprendizagem Cooperativa no ensino de Engenharia Elétrica: a visão dos alunos e professores |
Title in English: | The Methodology of Cooperative Learning in the Teaching Of Electrical Engineering: the vision of students and teachers |
Authors: | Santos, Ângelo Marcílio Marques dos Sousa, Willian Withi Alves de Araújo, Ana Lyvia Pereira Lima de Araújo, Anderson Alexandre Carvalho de |
Keywords: | Aprendizagem cooperativa;Metodologia cooperativa;Ensino de engenharia elétrica |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | www.abenge.org.br |
Citation: | SANTOS, Ângelo Marcílio Marques dos; SOUSA, Willian Withi Alves de; ARAÚJO, Ana Lyvia Pereira Lima de; ARAÚJO, Anderson Alexandre Carvalho de. A Metodologia da Aprendizagem Cooperativa no ensino de Engenharia Elétrica: a visão dos alunos e professores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I, 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.” |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O método de aprendizagem cooperativa é uma alternativa para uma mudança de paradigma de ensino. O conhecimento é construído pelo professor e pelos alunos em um processo dinâmico e interativo, onde a participação ativa e cooperativa do corpo discente e docente é fundamental no desenvolvimento do processo de aprendizagem. Diferentemente do processo clássico, no qual o professor é a parte ativa e o aluno é a parte passiva, a cooperação entre esses dois polos, nessa nova metodologia, transforma um sistema que antes era unidirecional em um que a partir de então passa a ser mais recíproco, onde o conhecimento flui em ambos os canais de troca de informação, fazendo com que não somente o professor ensine o aluno, como também o aluno traga conhecimento aos outros alunos e até mesmo ao professor. Dessa forma, esse artigo busca averiguar, a partir de questionários, a opinião dos alunos e professores quanto a aprendizagem e dinamicidade de ensino quando se é utilizada a metodologia da aprendizagem cooperativa. |
Abstract: | The cooperative learning method is an alternative to a paradigm shift in teaching. Knowledge is built by the teacher and the students in a dynamic and interactive process, where the active and cooperative participation of the student body and the teacher is fundamental in the development of the learning process. Unlike the classical process, where the teacher is the active and the student is the passive part, the cooperation between these two poles, in this new methodology, transforms a previously unidirectional system into one that then becomes more reciprocal, where knowledge flows in both channels of information exchange, making not only the teacher teach the student, but also the student brings the knowledge to other students and even to the teacher. Thus, this article seeks to ascertain, from questionnaires, the opinion of students and teachers of the electrical engineering course of the Federal University of Ceará Sobral campus on the dynamics of teaching and learning when using the methodology of cooperative learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60750 |
Appears in Collections: | DEEL - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_ammsantos.pdf | 297,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.