Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60745
Type: Artigo de Evento
Title: Uma discussão sobre o LER: literatura, engenharia e reflexões - um projeto de incentivo à leitura, cultura e arte nos Cursos de Engenharia da UFC
Title in English: A discussion about the ler: literature, engineering and reflections - an incentive project to reading, culture and art in UFC Engineering Courses
Authors: Carneiro, Rayssa de Sousa
Silva, Mariana Campos Castro e
Rodrigues Filho, Luís Gonzaga
Barroso, Natália Maria Cordeiro
Keywords: Literatura;Engenharia;Reflexões;Formação humanística
Issue Date: 2019
Publisher: www.abenge.org.br
Citation: CARNEIRO, Rayssa de Sousa; CASTRO, Mariana Campos; RODRIGUES FILHO, Luis Gonzaga; BARROSO, Natália Maria Cordeiro. Uma discussão sobre o LER: literatura, engenharia e reflexões - um projeto de incentivo à leitura, cultura e arte nos Cursos de Engenharia Da UFC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II., 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”
Abstract in Brazilian Portuguese: O projeto LER – Literatura, Engenharia e Reflexões - foi elaborado com o intuito de promover, aos alunos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará – CT da UFC, incentivos à leitura em suas diversas formas. Em um meio predominantemente técnico, o LER visa proporcionar um espaço de discussões e questionamentos, estruturado de maneira a incentivar o desenvolvimento do senso crítico e da formação humana dos alunos, em especial dos alunos dos cursos do CT da UFC. Orientando as ações do projeto destacam se as seguintes atividades: visitas a equipamentos culturais e artísticos da cidade e da Universidade, divulgação de eventos culturais e a apreciação de diversos tipos de arte, ampliando a visão de mundo dos participantes dessas ações. O projeto também é responsável pela realização e condução de um clube de leitura e pela manutenção de um blog literário e uma estante de compartilhamento de livros. Os integrantes do LER percebem o projeto como uma intervenção diferenciada nos cursos de Engenharia, tendo sido desenvolvido com o objetivo de modificar paradigmas e de possibilitar aos alunos uma maior oportunidade de expressão e reflexão. A expectativa é de que aqueles que participam do projeto LER possam ter uma formação pautada em valores humanos essenciais, desenvolvendo uma maior capacidade de reflexão, senso crítico e expressão.
Abstract: The LER - Literature, Engineering and Reflections - was elaborated with the intention of promoting, to the Technology Center students of the Federal University of Ceará, incentives to the reading in its diverse forms. In a predominantly technical environment, the LER aims to provide a space for discussion and questioning, structured in such a way as to encourage the development of students critical sense and human formation, especially the engineering courses students of the UFC. Guiding the actions of the project, we highlight the following activities: visits to the city’s and University’s cultural and artistic equipment, dissemination of cultural events and the appreciation of various types of art, broadening the world view of participants in these actions. The project is also responsible for leading and running a reading club and for maintaining a literary blog and a book-sharing shelf. The LER members consider the project as a differentiated intervention in Engineering courses, having been developed with the objective of modifying paradigms and enabling a greater opportunity of expression and reflection for the students. The expectation is that those who participate in the LER project can have a training based on essential human values, developing a greater capacity for reflection, critical sense and expression.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60745
Appears in Collections:DIATEC - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_eve_rdescarneiro.pdf831,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.