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Tipo: Artigo de Evento
Título : Proposição do uso de investigação avaliativa para melhoria do processo de aprendizagem de alunos do Curso de Graduação em Engenharia Civil
Título en inglés: Evaluation of the effectiveness of the application of weekly tests in performance of students in a discipline of the Civil Engineering Course
Autor : Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Alecrim, Carla Marília Cavalcante
Porto, Bernadete de Souza
Palabras clave : Ensino;Engenharia civil;Metodologias ativas;Avaliação progressiva;Aprendizagem
Fecha de publicación : 2019
Editorial : www.abenge.org.br
Citación : CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; ALECRIM, Carla Marília Cavalcante; PORTO, Bernadete de Souza. Proposição do uso de investigação avaliativa para melhoria do processo de aprendizagem de alunos do Curso de Graduação em Engenharia Civil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”
Resumen en portugués brasileño: Com as mudanças na constituição do conhecimento é visível que no ensino, a sala de aula tradicional seja substituída por atividades inovadoras, como: metodologias ativas, conteúdos concretos, aproximação da relação professor-aluno, avaliações processuais, promovendo a aprendizagem e a inovação. O presente trabalho avalia a importância da aplicação de testes progressivos, antes dos conteúdos serem formalmente ministrados, em disciplina do ciclo profissional na graduação em Engenharia Civil. Acredita-se que esse processo avaliativo pode estimular a apropriação do conteúdo por parte dos alunos e favorecer a aprendizagem. Para isto, foram aplicadas avaliações progressivas, uma prova “tradicional” e dois projetos. As porcentagens de acerto das questões para cada aluno, na prova, foram computadas. Dessa maneira, foram utilizados os seguintes indicadores para avaliar a eficácia da ferramenta: média da porcentagem de acerto da questão na prova referente ao mesmo conteúdo abordado em Testes (T); média da porcentagem de acerto da questão na prova dos alunos que Não realizaram o Teste aplicado (NT); e média da porcentagem de acerto da questão para os conteúdos Sem realização de Testes (ST). Os indicadores sugeridos mostraram que, com os testes, o desempenho em questões correspondentes da prova foi superior se comparado aquele obtido pelo aluno que não foi avaliado anteriormente com a aplicação de testes e maior do que o desempenho dos alunos que não realizaram o(s) teste(s). Portanto, concluiu-se que o método proposto trouxe ganhos para a aprendizagem e, por isso, foi considerado propício apesar de ter sido aplicado em uma única turma.
Abstract: With changes in teaching practices in recent years, the traditional classroom has given space to innovative activities in the process of knowledge transmission, e.g. gamification, flipped classroom and problem-based learning. In this context, this work evaluates the effectiveness of the application of tests in the classroom, before the subjects are taught, in a module of the Civil Engineering graduate course of the UFC. It is believed that the tests can stimulate previous studying and, as a consequence, can promote better interaction of students in the lectures and better results in the final tests. In order to do that, tests about some subjects were applied. The percentages of correctness of the questions (10%, 50%, 100%) of each student, in the final tests, were computed. Then, the following indicators (average) were used to evaluate the effectiveness of the method: percentage of correctness of the question in the final test referring to subjects where tests were applied (T); percentage of correctness of the question in the final test of the students who did not perform the test applied on the subject (NT); and percentage of correctness of the question for the subjects without tests performed (ST). The indicators showed that, when tests were applied, the performance on corresponding final test questions was better than for those subjects without tests applied and also better than the performance of students who did not take the test(s). In conclusion, the proposed method brought gains for students’ performance and, therefore, was considered effective.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60715
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