Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60714
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O ensino de Engenharia na Universidade Federal do Ceará: um diagnóstico do Curso de Engenharia Civil |
Título en inglés: | Teaching of Engineering in the Universidade Federal do Ceará: a diagnosis of the Civil Engineering Course |
Autor : | Auad, Samir Parente Holanda, Áurea Silva de |
Palabras clave : | Engenharia;Ensino;Projeto pedagógico;Diagnóstico;Discentes |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | www.abenge.org.br |
Citación : | AUAD, Samir Parente; HOLANDA, Áurea Silva de. O ensino de Engenharia na Universidade Federal do Ceará: um diagnóstico do Curso de Engenharia Civil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.” |
Resumen en portugués brasileño: | Os cursos de engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará vêm passando por um intenso debate acerca da reformulação de seus projetos pedagógicos. A normatização do processo, apesar de determinar atribuições e objetivos, não contempla a participação do corpo discente dos cursos. O presente trabalho apresenta um diagnóstico do curso de Engenharia Civil, realizado no segundo semestre de 2016, através da ótica de seus discentes, pois entende essa etapa como parte fundamental desse debate. Com esse objetivo, foi realizada uma revisão da literatura, abordando aspectos importantes ao projeto pedagógico, como o currículo, as relações de ensino aprendizado, o enfoque em competência, a docência no ensino superior, as diretrizes nacionais vigentes que orientam os cursos e uma análise descritiva do atual projeto pedagógico do curso. A partir desses pontos, adaptou-se uma proposta metodológica utilizada no planejamento urbano integrado para a realização do diagnóstico, sendo realizado um levantamento da problemática que buscasse apontar evidências sobre as hipóteses levantadas, assim como a proposição de indicadores, variáveis e parâmetros que auxiliassem no processo. A coleta de dados foi realizada através de formulários físicos e eletrônicos, contando com a participação de 392 alunos do curso, o que corresponde a 60.21% do corpo discente ativo no período. Os resultados apontam evidências que a situação atual do curso pode ser caracterizada como distante das propostas de seu projeto, sobretudo na concretização desses objetivos através das proposições das disciplinas, das dinâmicas entre departamentos e unidades curriculares e das relações de ensino-aprendizagem em sala de aula. |
Abstract: | The engineering courses of the Centro de Tecnologia of the Universidade Federal do Ceará have been going through an intense debate on the reformulation of their pedagogical designs. Despite defining attributions and objectives, the standardization process does not address the student body participation. In this way, this work presents a diagnosis of the Civil Engineering course, held in the second semester of 2016, from the students’ perspective, since it understands this stage as a crucial part of the debate. To that end, a review of the literature was carried out, addressing important aspects to the pedagogical design, such as curriculum, teaching-learning process, focus on competence, teaching in higher education, current national guidelines and a descriptive analysis of the current pedagogical design of the Civil Engineering course. From this perspective, a methodological proposal used in the integrated urban planning was adapted to the course diagnosis, which included a survey of the problems that sought to point out evidences on the raised hypotheses and the proposition of indicators, variables, and parameters that helped in this process. The data collection was run using physical and electronic forms, totalizing 392 responses, which corresponds to 60.21% of the active student body in the referred semester. Results showed that the current situation of the course can be characterized as far from the design proposals, especially in the accomplishment of these objectives through the propositions of the courses, the dynamics between departments and curricular units and the teaching-learning process in the classroom. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60714 |
Aparece en las colecciones: | DECC - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_spauad.pdf | 822,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.