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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60685
Tipo: | TCC |
Título : | Contribuições do Programa de Educação Tutorial na inserção e no estabelecimento profissional do graduado em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. |
Autor : | Araújo, Luis Eduardo Melo |
Tutor: | Mota, Erika Freitas. |
Palabras clave : | Programa de Educação Tutorial.;Ciências Biológicas.;Formação Profissional. |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | ARAÚJO, Luis Eduardo Melo. Contribuições do Programa de Educação Tutorial na inserção e no estabelecimento profissional do graduado em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O mercado de trabalho exige do biólogo uma formação abrangente, habilitando-o tanto no âmbito técnico-científico, quanto no social, moral e ético. Muitas vezes ao terminar a graduação, os biólogos recém-formados têm suas expectativas em relação ao mercado de trabalho frustradas, quando se deparam com a realidade dele. Com isso, é importante que durante a graduação seja estimulada a participação nas diversas áreas de atuação e que sejam divulgados projetos e ações na universidade e fora da mesma. Assim, aumenta-se a chance de os estudantes participarem destes projetos, ações e atividades, incrementando sua formação profissional. Um exemplo é o Programa de Educação Tutorial (PET), que é composto por grupos tutoriais que buscam proporcionar aos estudantes experiências que englobam atividades nos três pilares da universidade pública: Ensino, Pesquisa e Extensão. Então, espera-se que a participação no PET durante a graduação auxilie na formação de profissionais multidisciplinares melhor preparados para o mercado de trabalho. O presente trabalho teve como objetivo avaliar se a participação no PET Biologia contribuiu na inserção e no estabelecimento no mercado de trabalho de egressos dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) que foram petianos. Para tanto, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa, exploratória e transversal com uso de questionário construído com a ferramenta Google Forms. Com a aprovação do protocolo pelo Comitê de Ética em Pesquisa, o link do formulário foi enviado via e-mail para os egressos que participaram do PET Biologia (1992 a 2020). Após análise dos dados, destaca-se que a participação no referido programa pode ser considerada um fator que aumenta as chances de sucesso profissional dos biólogos formados pela UFC. Na visão dos ex-petianos, o programa contribui consideravelmente para o desenvolvimento de quase todas as habilidades e valores éticos, morais e profissionais investigados, sendo assim muito relevante para a inserção e para o estabelecimento no mercado de trabalho. Como o PET Biologia da UFC foi criado em 1992, a presente pesquisa também apresenta um contexto histórico, marcando os 30 anos de sua criação e divulgando o importante papel deste programa na formação dos biólogos da UFC e o quão necessária é a manutenção e o investimento no PET, nacionalmente, de forma a continuar impactando na formação desses profissionais. |
Abstract: | The labor market requires from the biologist a comprehensive education, which empowers them for the technical-scientific area as well as social, moral, and ethical spheres. Usually at the end of the undergraduate course, newly formed biologists have frustrated expectations about the labor market, when they encounter its reality. Hence, it is important, during the undergraduate course, that participation in different action fields be stimulated and projects and actions in and out of the university be released. Thus, there is an increase in the chance of the students to take part in those projects, actions, activities, improving their professional education. An example of that is the Tutorial Education Program (PET, acronym in Portuguese), which is composed of tutorial groups which aim to provide experiences to the students with activities that comprise the three pillars of the public university: Teaching, Research, and Extension. Therefore, it is expected that participation in PET, during the undergraduate course, helps to form multidisciplinary professionals better prepared to the labor market. The present work aimed to evaluate if the participation in PET Biology contributed to the entry and setting on the labor market of undergraduate students from Biological Sciences Courses of the Federal University of Ceará (UFC, acronym in Portuguese) who took part in PET during their course. For this purpose, it was made quantitative and qualitative, exploratory, and transversal research, using a survey form built with Google Forms tool. After the protocol was approved by the Ethics Research Committee, the link for the survey was individually sent by e-mail for the alumni who participated in PET Biology (from 1992 to 2020). After analyzing the data, it highlights that participation in the aforementioned program can be considered a factor which increases the chances of professional success for the biologists who graduated from UFC. PET Biology, in the alumni point of view, considerably contributed to the development of almost all the abilities and ethical, moral, and professional values investigated, thus very relevant for the entry and set in the labor market. As PET Biology of UFC was created in 1992, the present research also provides a historical context, marking the 30th anniversary of its creation and releasing the important role of that program in the biologists' education at UFC, and how necessary is the maintenance and the investment in the PET program, national-wise, in order to keep impacting the education of those professionals. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60685 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias |
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