Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60679
Tipo: Artigo de Evento
Título : Método ativo como metodologia para o ensino em Engenharia de Energias
Título en inglés: Active methods as a methodology for Engineering in Energy Engineering
Autor : Gadelha, Barbara Karen do Nascimento
Freitas, Roberto Matheus Ferreira de
Souza, Fernando Cesar
Santos, José Cleiton Sousa dos
Souza, Maria Cristiane Martins de
Palabras clave : Aulas práticas;Laboratório de ensino;Metodologia didática;Técnicas de aprendizagem
Fecha de publicación : 2019
Editorial : www.abenge.org.br
Citación : GADELHA, Barbara Karen do Nascimento; FREITAS, Roberto Matheus Ferreira de; SOUZA, Fernando Cesar; SANTOS, José Cleiton Sousa dos; SOUZA, Maria Cristiane Martins de. Método ativo como metodologia para o ensino em engenharia de energias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”
Resumen en portugués brasileño: O curso de Engenharia de Energias da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) tem buscado tornar o ensino em engenharia mais próximo de tecnologias inovadoras e essa nova abordagem estimula a colaboração efetiva dos discentes. O laboratório de energia da Biomassa é um campo fértil para essa aplicação, sendo a disciplina conectada as diferentes problemáticas ambientais/sociais/tecnológicos enfrentados no cotidiano dos alunos. O perfil dos alunos da UNILAB permite essa maior imersão na problematização, devido esse público ser residente no interior do Ceará e em países africanos e asiáticos, em que predominam questões urgentes a serem solucionadas com o uso de energia proveniente da biomassa. Assim, a metodologia ativa é aplicada na disciplina de laboratório de energia da biomassa. O Método Ativo traz a problematização da realidade como sistema para melhorar competências profissionais do engenheiro de energias. Essa metodologia de ensino tem como principal característica tornar o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem e o professor sendo mediador desse processo. O presente artigo apresenta uma metodologia de ensino prático em laboratório que busca a partir de conceitos teóricos que os alunos realizem sua própria metodologia de experimento entendendo a sua importância ao processo de execução. Aplicando-se o método ativo obteve-se o aumento da taxa de engajamento dos alunos durante as práticas e maior conscientização da responsabilidade do aluno no processo de aprendizagem.
Abstract: The Energy Engineering course of the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB) has sought to make teaching in engineering closer to innovative technologies and this new approach stimulates the effective collaboration of students. The Biomass energy laboratory is a fertile field for this application, and the discipline is connected to the different environmental / social / technological problems faced in the daily life of the students. The profile of the UNILAB students allows this greater immersion in the problematization, because this public is resident in the interior of Ceará and in African and Asian countries, where there are urgent issues to be selected with the use of energy from biomass. Thus, the active methodology is applied in the biomass energy laboratory discipline. The Active Method brings the problematization of reality as a system to improve professional skills of the energy engineer. This teaching methodology has as main characteristic to make the student protagonist of his learning process and the teacher being mediator of this process. The present article presents a methodology of practical teaching in the laboratory that searches from theoretical concepts that the students realize their own methodology of experiment understanding its importance to the process of execution. Applying the active method, the student's engagement rate during the practices was increased and the student's responsibility in the learning process was increased.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60679
Aparece en las colecciones: DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_eve_bkdongadelha.pdf402,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.