Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60672
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Interdisciplinaridade em componentes curriculares do Departamento de Engenharia de Transportes por meio da aprendizagem baseada em projetos |
Title in English: | Proposal for interdisciplinarity between disciplines of the Department of Transport Engineering by project-based learning |
Authors: | Silva, Mateus Fernando Peixoto da Silva, Rafael Wendell Barros Forte da Pereira Neto, Waldemiro de Aquino Silva, Carlos Augusto Uchôa da |
Keywords: | Interdisciplinaridade;Infraestrutura;Transportes |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | www.abenge.org.br |
Citation: | SILVA, Mateus Fernando Peixoto da; SILVA, Rafael Wendell Barros Forte da; PEREIRA NETO, Waldemiro de Aquino; SILVA, Carlos Augusto Uchôa da. Interdisciplinaridade em componentes curriculares do Departamento de Engenharia de Transportes por meio da aprendizagem baseada em projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.” |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A interdisciplinaridade ocorre quando há cooperação e diálogo coordenados entre disciplinas (SILVA, 2016). Deste modo, no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará é possível perceber que há estas relações entre as disciplinas ofertadas pelo Departamento de Engenharia de Transportes. No ciclo básico do curso há a ministração de Topografia, a qual serve como primeira ambientação do postulante a engenheiro no campo de trabalhos. O serviço topográfico pode ser auxiliado pelas geotecnologias, o que facilita a captação e o tratamento dos dados. Estas atividades são preliminares ao Projeto e Construção da Infraestrutura Viária, disciplina ofertada no ciclo profissional, nesta há a retomada de conceitos fundamentais lecionados anteriormente para a sustentação do ensino. Atualmente, os softwares dão suporte aos projetos desenvolvidos nas disciplinas, por exemplo, o DataGeosis, que consegue trabalhar nas etapas de captação, tratamento e aplicação dos dados levantados. Nestas etapas há a direta relação com as três disciplinas ofertadas em sequência. Deste modo, o estudo busca compreender e interligar os conhecimentos adquiridos progressivamente no curso, de forma a explicitar uma metodologia ativa de ensino, a aprendizagem baseada em projetos. |
Abstract: | Interdisciplinarity occurs when there is coordinated cooperation and dialogue between disciplines (SILVA, 2016). Thus, in the Civil Engineering course of the Federal University of Ceará it is possible to perceive that there are these relations between the disciplines offered by the Department of Transport Engineering. In the basic cycle of the course there is teached Topography, which serves as the first setting of the postulant to engineer in the field of work. The topographic service can be aided by geotechnologies, which facilitates the capture and processing of data. These activities are preliminary to the Project and Construction of the Road Infrastructure, a discipline offered in the professional cycle, in this one there is the resumption of fundamental concepts previously taught for the sustainability of teaching. Currently, the software supports the projects developed in the disciplines, for example, DataGeosis, which manages to work on the steps of capturing, processing and applying the data collected. In these stages there is a direct relation with the three disciplines offered in sequence. In this way, the study seeks to understand and interlink the knowledge acquired progressively in the course, in order to make explicit an active teaching methodology, the learning based on projects. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60672 |
Appears in Collections: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_mfpdasilva.pdf | 535,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.