Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60671
Type: Artigo de Evento
Title: Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM
Title in English: Influence of the EPE Methodology of curriculation of the extension in the teaching-learning process in the dissemination of the BIM Methodology
Authors: Sousa, Luciano Hamed Chaves Haidar
Goncalves, Sabrina Rodrigues
Costa, Giancarlo Bezerra do Nascimento
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Araújo, Nikolas Borges Nascimento de
Keywords: Ensino;Pesquisa;Extensão;Metolodoloa BIM;Metodologia EPE;Processo de Ensino-Aprendizagem
Issue Date: 2019
Publisher: www.abenge.org.br
Citation: SOUSA, Luciano Hamed Chaves Haidar; GONÇALVES, Sabrina Rodrigues; ARAÚJO, Nikolas Borges Nascimento de; COSTA, Giancarlo Bezerra do Nascimento; CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda. Influência da Metodologia EPE de curricularização da extensão no processo de ensino-aprendizagem na disseminação da Metodologia BIM. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente projeto vislumbra desenvolver na prática os três pilares do ensino superior brasileiro: ensino, pesquisa e extensão, delimitado na temática da metodologia BIM. Essa metodologia consiste na construção virtual de um empreendimento com informações inseridas em cada componente do projeto, possibilitando a previsão de seu comportamento em diversas áreas (custos, durabilidade e impactos) durante todo seu ciclo de vida. Originalmente, o projeto existia como grupo de estudos e utilizava o modelo de aprendizagem cooperativa como fundamento. Posteriormente, foi estruturado como um projeto de extensão. O Escritório de Projetos Integrados em Engenharia (EPE), possui moldes empresariais que possibilitam a rotina de um escritório de projetos aos membros, gerando, assim, impactos no meio acadêmico. Ademais, o projeto serviu como princípio para a criação da disciplina de Modelagem da Informação e da Construção ofertada atualmente pelo Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.
Abstract: This project intends to develop in practice the three pillars of Brazilian higher education: teaching, research and extension, delimited in the thematic of the methodology BIM. This methodology consists of the virtual construction of an enterprise with information inserted in each component of the project, allowing the prediction of its behavior in several areas (costs, durability and impacts) throughout its life cycle. Originally, the project existed as a study group and used the cooperative learning model as a foundation. Subsequently, it was structured as an extension project. The Office of Integrated Projects in Engineering (EPE) has business models that allow the routine of a project office to members, thus generating impacts in the academic environment. In addition, the project served as a principle for the creation of the discipline of Information Modeling and Construction currently offered by the Department of Academic and Technological Integration (DIATEC) of the Technology Center of the Federal University of Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60671
Appears in Collections:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_eve_lhchsousa.pdf387,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.