Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60670
Tipo: TCC
Título : Plantas medicinais e o ensino de ciências: proposta de uma sequência didática
Autor : Araújo, Teresa Helena Fortunato de
Tutor: Mota, Erika Freitas
Palabras clave : Conhecimento científico;Saber popular;Ensino de botânica
Fecha de publicación : 2021
Citación : ARAÚJO, Teresa Helena Fortunato de. Plantas medicinais e o ensino de ciências: proposta de uma sequência didática. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O ensino de ciências, no nível de ensino fundamental, busca oferecer suporte para o aluno entender o mundo e suas transformações. Isto possibilita aos estudantes, por meio dos conteúdos escolares, conhecer e compreender os fenômenos. Portanto, abordar temas que estão envolvidos no seu cotidiano é de extrema importância. Nesse contexto, este trabalho objetivou elaborar uma sequência didática (SD) com finalidade de relacionar o conhecimento popular das plantas medicinais ao ensino de ciências. A SD proposta visa ainda aprimorar o saber científico de alunos do 7º ano do ensino fundamental. Para isso, fez-se inicialmente uma pesquisa exploratória nos documentos reguladores, livros didáticos e artigos científicos na área. A partir desse levantamento, foi elaborada uma série de atividades, sendo a temática proposta para ser abordada em cinco aulas, dispostas em três momentos na SD. A metodologia aplicada na produção desse material destaca-se como um caminho viável e como possibilidade para melhorar a relação ensino e aprendizagem de Ciências. Por meio do que foi elaborado, é possível tecer considerações sobre essa relação, pois a SD proposta pode auxiliar uma melhor compreensão de botânica no ensino fundamental, estimulando a alfabetização científica através de temas e exemplos presentes no dia a dia, como as plantas medicinais, e promovendo a participação ativa dos estudantes em seu processo de aprendizagem, com as atividades sugeridas.
Abstract: The teaching of science, at the elementary school level, seeks to provide support for the student to understand the world and its transformations. This capacitates students, through school content, to know and understand the phenomena. Therefore, addressing topics that are involved in your daily life is extremely important. In this context, this work aimed to elaborate a didactic sequence (DS) in order to relate the popular knowledge of medicinal plants to the teaching of science. The proposed DS also aims to improve the scientific knowledge of students in the 7th year of elementary school. For this, exploratory research was initially carried out in regulatory documents and textbooks and scientific articles in the area. From this survey, a series of activities was elaborated, with the theme proposed to be addressed in five classes, arranged in three moments. The methodology applied in the production of this material stands out as a viable and possible way to improve the teaching and learning relationship in Science. Through what has been prepared, it is possible to make considerations about this relationship, as the proposed DS can help a better understanding of botany in elementary school, stimulating scientific literacy through aspects present in everyday life, such as medicinal plants, and promoting the active participation of students in their learning process, with the suggested activities.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60670
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_thfaraujo.pdf605,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.