Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60615
Tipo: Dissertação
Título: O menor-mulher: a dupla opressão
Autor(es): Silveira, Regina Lúcia Barros Leal da
Orientador: Almeida, Sandra Francesca Conte de
Palavras-chave: Questões de gênero;Estigma social;Menor infrator;Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEMCE-CE)
Data do documento: 1989
Citação: SILVEIRA, Regina Lúcia Barros Leal da. O menor-mulher: a dupla opressão. Orientadora: Sandra Francesca Conte de Almeida. 1989. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1989.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar que a dupla opressão do menor-mulher se materializa numa condição singular de existência caracterizada, por um lado, pela marginalização e rejeição sociais e, por outro, pela ocupação de lugares secundários na estrutura familiar e na sociedade em geral. Para compreender esta singularidade, analisou-se a questão do estigma "menor" e a questão do gênero "mulher", enquanto categorias conceituais que se inter penetram. Como metodologia de trabalho, utilizou-se a análise de conteúdo do discurso dos técnicos contido em 152 prontuários de meninas internas na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor - FEBEMCE-CE. A partir da análise de conteúdo, elaboraram-se categorias temáticas que permitiram o estudo da condição de dupla opressão vivenciada pela menina institucionalizada. O estudo concluiu que a situação singular de existência da menor é resultante de condições histórico-materiais e culturais determinadas e que a prática pedagógica da Instituição reproduz e eterniza o estigma social e a posição da mulher nas estruturas familiar e social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60615
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989_dis_rlblsilveira.pdf9,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.