Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60594
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Magalhães, Antônio Carlos | - |
dc.contributor.author | Pinho, Régis Evaristo de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-23T11:23:33Z | - |
dc.date.available | 2021-09-23T11:23:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
dc.identifier.citation | PINHO, Regis Evaristo de. Aprendizagem colaborativa utilizando o Google classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio. 2021. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60594 | - |
dc.description | Acompanha produto educacional: "Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio" | pt_BR |
dc.description.abstract | The present proposal consists of using collaborative learning associated with the Google Classroom platform, to be applied as a teaching methodology in a third year high school class. The research was developed in the High School of EEM LICEU DO CONJUNTO CEARÁ, located in the city of Fortaleza / CE. For this purpose, groups of 5 or 6 students were created, where these groups made presentations on topics related to Organic Chemistry, these groups communicated only through Google Classroom, as the only form of communication of these groups, that is, each group had its own room inside the Google Classroom and had to work as a team to execute the presentation of the chosen theme. The professor was a consultant within Google Classroom, someone with whom students could ask questions and make suggestions, such independence generated the need for students to seek knowledge on their own in addition to building for team learning. During the presentations, the teacher and the class evaluated the performance of each member of the group, as a way of explaining the content, with the knowledge acquired, where at the end of the presentations, the members of the groups answered evaluative questionnaires about their learning during the process, and about the participation of members of their own group. The use of Information and Communication Technologies (ICTs) analyzed from an approach in teaching practice; with the use of tools for the Classroom environment of the “Google Classroom” application, it provided the creation of an interactive environment where it was possible to share teaching materials in a dynamic way and where the real-time interaction between students and teachers occurred during the activities of the subject. This allowed more time for collective work and debates in order to contribute significantly to the teaching-learning process of Teaching Chemistry. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Google Classroom | pt_BR |
dc.subject | Collaborative learning | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente proposta consiste em utilizar a aprendizagem colaborativa associada a plataforma do Google Classroom, a ser aplicada como metodologia de ensino em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida no Ensino Médio da EEM LICEU DO CONJUNTO CEARÁ, situada na cidade de Fortaleza/CE. Para tanto, foram criados grupos de 5 ou 6 alunos, onde esses grupos fizeram apresentações sobre temas relacionados a Química Orgânica, esses grupos se comunicaram somente pelo Google Classroom, como única forma de comunicação desses grupos, ou seja, cada grupo teve sua própria sala de aula dentro do Google Classroom e tiveram de trabalhar em equipe para executarem a apresentação do tema escolhido. O professor foi um consultor dentro do Google Classroom, alguém com quem os alunos puderam tirar dúvidas e dar sugestões, tal independência gerou a necessidade dos alunos buscarem o conhecimento sozinhos além de construírem para um aprendizado em equipe. Durante as apresentações o professor e a turma avaliaram a atuação de cada integrante do grupo, como forma de explicar o conteúdo, com o conhecimento adquirido, onde ao final das apresentações os integrantes dos grupos responderam questionários avaliativos sobre seu aprendizado durante o processo, e sobre a participação dos integrantes do seu próprio grupo. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) analisadas a partir de uma abordagem na prática docente; com a utilização de ferramentas para ambiente de Sala de Aula do aplicativo “Google Classroom” propiciou a criação de um ambiente interativo onde se puderam compartilhar materiais didáticos de forma dinâmica e onde ocorreu a interação em tempo real entre os alunos e professores durante as atividades da disciplina. Isto possibilitou maior tempo para o trabalho coletivo e de debates de forma a contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem do Ensino em Química. | pt_BR |
dc.title.en | Collaborative learning using Google Classroom as a way to optimize organic chemistry learning for high school students | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_pe_repinho.pdf.pdf | 302,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2021_dis_repinho.pdf.pdf | 568,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.