Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60585
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uma breve descrição do potencial das áreas de pesquisa relacionadas às atividades petrolíferas
Autor(es): Rezende, Carlos Eduardo
Mazurec, Alex Pury
Lacerda, Luiz Drude de
Palavras-chave: Petroleo;Exploração;Região Marinha
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Geochimica Brasiliensis
Citação: REZENDE, Carlos Eduardo; MAZUREC, Alex Pury; LACERDA, Luiz Drude de. Uma breve descrição do potencial das áreas de pesquisa relacionadas às atividades petrolíferas. Geochimica Brasiliensis, v. 20, p. 4-7, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21715/gb.v20i1.230. Acesso em: 22 set. 2021
Resumo: Historicamente as atividades relacionadas à prospecção, perfuração, exploração e produção de petróleo em regiões marinhas tiveram início no final da década de 60 e início da década de 70. Nessa ocasião, a questão ambiental no Brasil apenas começava a ser discutida e a legislação específica sobre o tema priorizava áreas terrestres. Somente a partir da década de 80, quando foi criado o Sistema Nacional de Meio Ambiente é que os itens da legislação ambiental passaram a fazer parte da regulamentação das atividades exploratórias e industriais no país. O processo de criação do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em 1989, apontava para a década seguinte, a necessidade de uma série de estudo que norteariam a regulamentação das atividades potencialmente poluentes e impactantes, entre elas aquelas relacionadas ao petróleo. Na década de 90 a questão ambiental se tornou parte das discussões sobre desenvolvimento econômico e com isso desde o início dessa década, os estudos ambientais realizados na Plataforma Continental e Margem Continental tomaram fôlego. Recentemente essas pesquisas têm avançado para as regiões mais profundas, seguido a expansão da atividade petrolífera, principalmente após a abertura do mercado nacional a partir de 1995.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60585
ISSN: 2358-2812
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_cerezende.pdf111,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.