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Tipo: Artigo de Evento
Título: Cálculo diferencial e integral I: análise de erros em turmas semipresenciais
Título em inglês: Differential and integral calculus I: analysis of errors in semipresential classes
Autor(es): Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: Cálculo diferencial;Erros;Ambiente virtual
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: http://www.abenge.org.br
Citação: BRANDÃO, Jorge Carvalho. Cálculo diferencial e integral I: análise de erros em turmas semipresenciais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, II, 17 a 20 set. 2019, Fortaleza-CE. Anais […], Fortaleza-CE., 2019. Tema: “Formação por Competência na Engenharia no Contexto da Globalização 4.0.”
Resumo: O que é um erro? Será que o erro na resolução de dada situação problema não está na leitura e interpretação do enunciado? Sendo g’(c) = 0 = g’’(c), em x = c o que há: máximo, mínimo ou inflexão? Por qual motivo, ao usar a técnica de integração por partes, ∫udv = uv – ∫vdu, não considerar uma constante ao integrar-se dv? Tais questionamentos foram apresentados em turmas de Cálculo semipresencial em uma universidade pública brasileira. Todos os discentes tinham sido reprovados em disciplina de Cálculo, na modalidade presencial, por conseguinte, em teoria, alguns dos questionamentos anteriores, entre outros, deveriam ser parcialmente respondidos pelo corpo discente. Desta feita, este trabalho relata a experiência de inverter tópicos do Cálculo Diferencial e Integral com uma variável, apresentando-os na modalidade semipresencial, visando responder um questionamento: por qual motivo seguir sequência didática de livros adotados? Método dos trapézios para cálculo de uma área acima do eixo dos x e entre parábolas côncavas para baixo foi um ponto de partida, bem como algumas aplicações das integrais, como trabalho e centro de massa, usando o referido método. Não obstante algumas inversões didáticas, a razão de certas expressões, como o limite fundamental da trigonometria, eram apresentadas a partir de uma contextualização. Embora o uso de novas estratégias focando uma aprendizagem mais significativa, constatou-se que os mesmos erros no tradicional ensino de limites, derivadas e integrais foram observados.
Abstract: What is a mistake? Is the error in solving a given problem situation not in the reading and interpretation of the statement? Since g '(c) = 0 = g' '(c), at x = c what is there: maximum, minimum, or inflection? For what reason, when using the part integration technique, ∫udv = uv - ∫vdu, do not consider a constant when integrating dv? These questions were presented in classes of semipresencial Calculus in a Brazilian public university. All students had been disallowed in Calculus discipline, in the face-to-face modality, therefore, in theory, some of the previous questions, among others, should be partially answered by the student body. This paper reports on the experience of inverting Differential and Integral Calculus topics with a variable, presenting them in the blended mode, in order to answer a question: why follow the didactic sequence of adopted books? The trapezoids method for calculating an area above the x axis and between concave parabolas down was a starting point, as well as some applications of integrals, such as work and center of mass, using the said method. Despite some didactic inversions, the reason for certain expressions, such as the fundamental limit of trigonometry, were presented from a contextualization. Although the use of new strategies focusing on a more meaningful learning, it was verified that the same errors in the traditional teaching of limits, derivatives and integrals were observed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60582
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