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Tipo: Tese
Título: Vídeo educativo acessível sobre doação de sangue para surdos
Autor(es): Silva, Máguida Gomes da
Orientador: Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Palavras-chave: Equipamentos de Autoajuda;Doadores de Sangue;Tecnologia Educacional;Recursos Audiovisuais;Pessoas com Deficiência Auditiva;Educação em Saúde
Data do documento: 28-Jun-2021
Citação: SILVA, Máguida Gomes da. Vídeo educativo acessível sobre doação de sangue para surdos. 2021. 86 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60570. Acesso em: 26 jun. 2023.
Resumo: Os hemocentros têm enfrentado dificuldades para manter os estoques de sangue regulares para atender às demandas específicas e emergenciais. Pessoas surdas enfrentam barreiras de comunicação e linguística na educação em saúde e têm ficado à margem do processo de ensino-aprendizagem. Assim, captar e fidelizar esse público como doadores de sangue constituem empecilhos diante do desconhecimento e da dificuldade no entendimento do processo. Nesse cenário, fez-se necessário elaborar tecnologia educativa que atendesse aos preceitos do desenho universal, exercendo importante papel na comunicação e no ensino sobre o processo de doação de sangue. Objetivou-se desenvolver uma tecnologia assistiva para surdos, na modalidade de vídeo educativo, sobre doação de sangue. Tratou-se de estudo metodológico, do tipo quase-experimental, realizado entre maio de 2020 e abril de 2021, para construção e validação do vídeo, seguindo as etapas: construção e validação de conteúdo e de banco de questões sobre processo de doação de sangue; elaboração do roteiro e stoyrboard do vídeo; validação de conteúdo do roteiro; gravação, edição e validação de aparência do vídeo educativo pelos surdos. O conteúdo foi avaliado e validado por 13 especialistas no assunto em questão; aparência e acessibilidade da tecnologia foram validadas por 13 surdos do Instituto Cearense de Educação de Surdos, em Fortaleza, Ceará, Brasil. Os dados foram tabulados pelo software Microssoft Excel, versão 2016. Para análise de validade do conteúdo, banco de questões e acessibilidade, utilizou-se do índice de validação do conteúdo, aceitando-se a concordância entre os juízes validada pelo teste binominal ideal, mantida a média de concordância de pelo menos 0,8 (80%). Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, em conformidade com os preceitos éticos para pesquisa com seres humanos. A construção do conteúdo e banco de questões se deu com base em manuais, portarias e diretrizes ministeriais acerca da temática; e, no processo de validação, houve concordância final superior a 80%. Elaboração do roteiro contou com oito cenas e buscou aproximação do público surdo com a temática em questão. Cenas do storyboard foram diagramadas com 68 animações, possuindo versão final de nove minutos e 24 segundos, incluindo-se créditos, estando dentro do tempo previsto para vídeos com caráter educativo. Validação da aparência realizada por 13 surdos e, obteve concordância estatisticamente superior a 80%, avaliada como compreensível e aprovada quanto à interatividade, aos objetivos, à relevância, eficácia e clareza. Assim, confirma-se a tese de que tecnologia assistiva do tipo vídeo educativo sobre processo de doação de sangue é válido quanto ao conteúdo e à aparência, em conformidade com avaliação por especialistas da área e pessoas surdas. Portanto, a tecnologia esteve adequada aos objetivos propostos, com linguagem atraente, objetiva e clara, com informações atuais e relevantes que podem estimular o público-alvo a refletir com autonomia a respeito do processo de doação de sangue.
Abstract: Blood Centers have faced difficulties in maintaining their regular blood supplies to meet specific and emergency demands. Deaf people face communication and linguistic barriers in health education and have been left out of the teaching-learning process. Thus, capturing and retaining this public as blood donors is a barrier faced by the lack of knowledge and difficulty in understanding the process. In this scenario, it was necessary to develop educational technology that met the precepts of universal design, playing an important role in communication and teaching about the blood donation process. The objective was to develop an assistive technology for the deaf in the form of an educational video on blood donation. It was a methodological study of the quasi-experimental type, carried out between May 2020 and April 2021, for the construction and validation of the video, following steps, namely: Construction and Validation of Content and Database of Questions on the blood donation process; Preparation of Script and Video Stoyrboard; Video recording and editing and appearance validation by the deaf. The contents were evaluated and validated by 13 experts in the field and the appearance and accessibility of the technology was validated by 13 deaf people from the Instituto Cearense de Educação de Surdos in Fortaleza. The data were tabulate using the Microssoft Excel software version 2016. For content validity analysis; database of questions and accessibility, the content validation index was used. The agreement by the judges was validate by the Fleiss Kappa test, considering an ideal average agreement of at least 0.8 (80%). The research was approved by the Research Ethics Committee of the Universidade Federal do Ceará, following all ethical precepts for research with humans. Construction of content and database of questions was done by manuals, ordinances and ministerial guidelines on the subject; and in the validation process, there was a final agreement greater than 80%. Elaboration of the script had eight scenes and sought to bring the deaf public closer to the theme in question. Storyboard scenes were recorded with the 68 animations, having a final version of nine minutes and 24 seconds, including credits, being within the time provided for videos with an educational nature. Appearance validation by the 13 deaf people obtained an agreement statistically higher than 80%, assessed as being comprehensible and approved regarding interactivity, objectives, relevance, effectiveness and clarity. It is concluded that the study reached all the proposed objectives involving construction and validation of content and question bank on the blood donation process; production of the technology and validation of its appearance accessibility. Therefore, the technology was adequate to the proposed objectives, with attractive, objective and clear language, containing current and relevant information, stimulating the target audience to reflect with autonomy regarding the blood donation process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60570
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