Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60528
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estratégias de ensino remoto e a comparação com o ensino presencial na área de Engenharia de Transportes
Título em inglês: Remote teaching strategies and comparison with face-to-face teaching in the area of Transport Engineering
Autor(es): Mota, Bruno Cavalcante
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Palavras-chave: Aulas remotas;Aulas presenciais;Engenharia civil
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: www.abenge.org.br
Citação: MOTA, Bruno Cavalcante; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; BARROSO, Suelly Helena de Araújo. Estratégias de ensino remoto e a comparação com o ensino presencial na área de engenharia de transportes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVIII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, III, 01 a 03 dez. 2020, Evento online. Anais […], 2020. Tema: “Os Desafios de Formar Hoje o Engenheiro do Amanhã.”
Resumo: Em decorrência da emergente pandemia do novo Coronavírus, Instituições de Ensino Superior do Brasil e do mundo precisaram se reinventar para continuar a missão educacional. Nesse sentido, a Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveu o Plano Pedagógico de Emergência para, inicialmente, definir as bases de estudos de discentes e de trabalho docente para retomada das atividades. Inserida na grade curricular do curso de Engenharia Civil da UFC, a disciplina de Projeto e Construção da Superestrutura Viária (PCSV) foi retomada de forma remota para duas turmas em junho de 2020. Dessa forma, o objetivo deste artigo é abordar as estratégias de ensino remoto adotadas em PCSV, comparando os resultados da primeira metade da disciplina, desenvolvida em 2020, com os de anos anteriores (2017, 2018 e 2019), nos quais foram desenvolvidas apenas atividades presenciais. Os resultados mostram que, no geral, a média da primeira avaliação parcial melhorou com o ensino remoto quando comparada com as aplicações presenciais.
Abstract: As a result of the emerging pandemic of the new Coronavirus, higher education institutions in Brazil and around the world needed to reinvent themselves to continue their educational mission. In this sense, the Federal University of Ceará (UFC) developed the Emergency Pedagogical Plan to initially define the bases for students' studies and teaching work to resume activities. As part of the curriculum of the UFC's Civil Engineering course, the subject of Design and Construction of the Road Superstructure (PCSV) was remotely resumed for two classes in June 2020. Thus, the purpose of this article is to address the remote teaching strategies adopted in PCSV, comparing the results of the first half of the discipline, developed in 2020, with those of previous years (2017, 2018 and 2019), in which only face-to-face activities were developed. The results show that, in general, the average of the first partial evaluation has improved with remote education when compared to face-toface applications.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60528
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_bcmota.pdf434,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.