Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Bruno Cavalcante-
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.contributor.authorBarroso, Suelly Helena de Araújo-
dc.date.accessioned2021-09-17T19:21:21Z-
dc.date.available2021-09-17T19:21:21Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMOTA, Bruno Cavalcante; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; BARROSO, Suelly Helena de Araújo. Estratégias de ensino remoto e a comparação com o ensino presencial na área de engenharia de transportes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVIII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, III, 01 a 03 dez. 2020, Evento online. Anais […], 2020. Tema: “Os Desafios de Formar Hoje o Engenheiro do Amanhã.”pt_BR
dc.identifier.otherDOI: 10.37702/COBENGE.2020.3166-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60528-
dc.description.abstractAs a result of the emerging pandemic of the new Coronavirus, higher education institutions in Brazil and around the world needed to reinvent themselves to continue their educational mission. In this sense, the Federal University of Ceará (UFC) developed the Emergency Pedagogical Plan to initially define the bases for students' studies and teaching work to resume activities. As part of the curriculum of the UFC's Civil Engineering course, the subject of Design and Construction of the Road Superstructure (PCSV) was remotely resumed for two classes in June 2020. Thus, the purpose of this article is to address the remote teaching strategies adopted in PCSV, comparing the results of the first half of the discipline, developed in 2020, with those of previous years (2017, 2018 and 2019), in which only face-to-face activities were developed. The results show that, in general, the average of the first partial evaluation has improved with remote education when compared to face-toface applications.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.abenge.org.brpt_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.subjectAulas presenciaispt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleEstratégias de ensino remoto e a comparação com o ensino presencial na área de Engenharia de Transportespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm decorrência da emergente pandemia do novo Coronavírus, Instituições de Ensino Superior do Brasil e do mundo precisaram se reinventar para continuar a missão educacional. Nesse sentido, a Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveu o Plano Pedagógico de Emergência para, inicialmente, definir as bases de estudos de discentes e de trabalho docente para retomada das atividades. Inserida na grade curricular do curso de Engenharia Civil da UFC, a disciplina de Projeto e Construção da Superestrutura Viária (PCSV) foi retomada de forma remota para duas turmas em junho de 2020. Dessa forma, o objetivo deste artigo é abordar as estratégias de ensino remoto adotadas em PCSV, comparando os resultados da primeira metade da disciplina, desenvolvida em 2020, com os de anos anteriores (2017, 2018 e 2019), nos quais foram desenvolvidas apenas atividades presenciais. Os resultados mostram que, no geral, a média da primeira avaliação parcial melhorou com o ensino remoto quando comparada com as aplicações presenciais.pt_BR
dc.title.enRemote teaching strategies and comparison with face-to-face teaching in the area of Transport Engineeringpt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_bcmota.pdf434,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.