Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60527
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Efeito da implementação de feedbacks semanais sobre relatórios de práticas de laboratório de materiais de construção civil |
Título em inglês: | Effect of the implementation of weekly feedbacks on the student`s reports from the practical classes of construction materials |
Autor(es): | Vidal, Alexandre Conrado Maia Pereira, Tallys Gonçalves Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima |
Palavras-chave: | Engenharia civil;Feedback semanal;Relatórios técnicos;Padronização |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.abenge.org.br |
Citação: | VIDAL, Alexandre Conrado Maia; PEREIRA, Tallys Gonçalves; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima. Efeito da implementação de feedbacks semanais sobre relatórios de práticas de laboratório de materiais de construção civil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVIII; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, III, 01 a 03 dez. 2020, Evento online. Anais […], 2020. Tema: “Os Desafios de Formar Hoje o Engenheiro do Amanhã.” |
Resumo: | As disciplinas de materiais de construção civil, do terceiro e do quarto semestres do curso de engenharia civil, são as primeiras oportunidades de contato específico dos estudantes com temas que farão parte da sua vivência profissional. Por meio de aulas práticas em laboratório, os alunos aprendem acerca do funcionamento dos ensaios de caracterização de materiais e de seu controle tecnológico, elaborando relatórios técnicos para cada aula. Em decorrência de erros recorrentes dos alunos nos textos, foi implantada uma rotina de feedbacks semanais sobre os relatórios, assim como um modelo padronizado de relatório simplificado de aula prática. O objetivo deste artigo é avaliar os benefícios dessas duas ações, executadas pela equipe de monitoria da disciplina. Para avaliar a eficácia das medidas tomadas, utilizou-se uma análise estatística para comparar as notas anteriores e posteriores às mudanças. Foi observado aumento de nota média em todos os quartis analisados. Observou-se um aumento maior no desempenho dos estudantes que possuíam notas menores (especialmente o 4º quartil) anteriormente à aplicação do feedback, sendo essa evolução de aproximadamente 18% na nota média dos relatórios. A estratégia equilibrou o desempenho dos alunos, que antes da implantação possuíam notas mais dispersas, com coeficiente de variação de 11,8%, reduzindo para 5,4% ao final do semestre. Por fim, foi constatado que 82% da turma teve seu desempenho melhorado após a implantação do sistema de feedbacks, confirmando a eficácia do método para a situação aqui analisada. |
Abstract: | The courses of Construction Materials, from the third and fourth semesters of the civil engineering programme, are the first opportunities for specific contact of students with topics that will be part of their professional experience. Through practical classes in the laboratory, students learn about the process of material characterization tests and their technological control, preparing technical reports for each class. As a result of the students' recurring errors in the texts, a weekly feedback routine on the reports was implemented, as well as a standardized model of simplified practical class report. The aim of this paper is to evaluate the benefits of those two actions, performed by the course’s mentoring team. In order to evaluate the effectiveness of the measures taken, a statistical analysis was used to compare previous grades with grades obtained after the implementation of the measures. An average grade increase was observed in all quartiles analyzed. A greater increase in the performance of students with lower grades (especially the 4th quartile) was observed prior to the application of the feedback routine, with this evolution being approximately 18% in the average grade of the reports. The strategy balanced the performance of the students, who had more dispersed grades before the implementation, with a coefficient of variation of 11.8%, reducing to 5.4% at the end of the semester. Finally, it was found that 82% of the class had its performance improved after the implementation of the feedbacks system, confirming the effectiveness of the method for the situation analyzed here. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60527 |
Aparece nas coleções: | DECC - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_eve_acmvidal.pdf | 599,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.