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dc.contributor.authorViana, Fabrício Cavalcante-
dc.contributor.authorRodrigues, Maxweel Veras-
dc.contributor.authorMasih, Rogério Teixeira-
dc.date.accessioned2021-09-16T19:04:44Z-
dc.date.available2021-09-16T19:04:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVIANA, Fabrício Cavalcante; RODRIGUES, Maxweel Veras; MASIH, Rogério Teixeira. Aplicação do método CEP para monitorar e aprimorar o processo de cloração de uma estação de tratamento de água. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXVI, 07 a 09 nov. 2018, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais […] Bauru, São Paulo, 2018. Tema: “Inovação e sustentabilidade na gestão de processos de negócios”pt_BR
dc.identifier.issn1809-7189-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60511-
dc.description.abstractProvide quality products and services is a prerequisite for a company to ensure the satisfaction of its customers and consequently business sustainability over time. This article is intended to show the use of the statistical process controol method to monitor the variability of the chlorine application process of an water treatment plant and to help identify and solve problems in order to improve this process and thus drive competitive advantage for the company.regarding the methodology of this research were applied techniques such as: quality control charts and ishikawa diagram.the results show the effectiveness of the method to problem detection being as a strategic tool for company, becoming the production funcion a direct cooperator to customer satisfaction and business success.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectControle estatístico do processopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.subjectMelhoria contínuapt_BR
dc.subjectSatisfação do Clientept_BR
dc.titleAplicação do método CEP para monitorar e aprimorar o processo de cloração de uma estação de tratamento de águapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOfertar produtos e serviços de qualidade é um pré-requisito para que uma empresa garanta a satisfação dos seus clientes e consequentemente a sustentabilidade do negócio ao longo do tempo. Este trabalho ilustra o uso da metodologia de controole estatístico do processo para monitorar a variabilidade do processo de cloração de uma estação de tratamento de água (eta) e auxiliar na identificação e solução de problemas de forma a aprimorar o processo de cloração gerando vantagem competitiva para a empresa.quanto à metodologia deste estudo, a natureza da pesquisa é de característica aplicada com abordagem qualitativa. No estudo foram aplicados métodos e técnicas, tais como: gráficos de controle, cálculos do cp e do cpk e diagrama de causa e efeito. Os resultados comprovaram a efetividade da metodologia na detecção de problemas e no uso como instrumento estratégico para empresa, passando a produção a contribuir diretamente com a satisfação do cliente e com o sucesso do negócio.pt_BR
dc.title.enUse of the Statistical Process Control (SPC) method to monitor and improve the chlorine application process of an water treatment plantpt_BR
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