Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6046
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Rui Martinho | - |
dc.contributor.author | Melo, Francisco Egberto de | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T17:32:44Z | - |
dc.date.available | 2013-10-07T17:32:44Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Francisco Egberto de. Práticas de clientelismo, educação planejada e sonho da redenção humana em torno do PLAMEG – Plano de Metas do Governo Virgílio Távora (Ceará, 1963-66). 2013. 284f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6046 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Educational projects | pt_BR |
dc.subject | Teaching history | pt_BR |
dc.subject | Plano de Metas do Governo (Ceará) | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional - política governamental - Ceará - 1963-1966 | pt_BR |
dc.subject | Educação e estado - Ceará - 1963-1966 | pt_BR |
dc.subject | Ceará - política e governo - 1963-1966 | pt_BR |
dc.title | Práticas de clientelismo, educação planejada e sonho da redenção humana em torno do PLAMEG – Plano de Metas do Governo Virgílio Távora (Ceará, 1963-66) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | o início dos anos de 1960, vivenciaram-se, no Brasil, diversos projetos de sociedade e de educação. No Ceará, o governador Virgílio Távora, representando a “União pelo Ceará”, iniciou o processo de implantação do seu Plano de Metas de Governo (Plameg), cujos objetivos principais eram o desenvolvimento do estado por meio da industrialização e a racionalização da máquina administrativa com vistas à intervenção nos rumos da economia e da modernização desenvolvimentista. Para o campo educacional, foram convidados professores vinculados aos projetos de educação popular, principalmente do Movimento de Educação de Base (Meb), que desenvolviam práticas educacionais referenciadas no solidarismo cristão sob a influência das encíclicas de João XXIII e nos princípios de Piaget e de John Dewey. O resultado foi a elaboração do Plano Estadual de Educação (PEE) e o Livro da Professora. Com base nestes três documentos, nas palestras e discursos do governador, em documentos administrativos e jornais da época, analiso como os projetos de educação, de sociedade e de formação humana se complementavam e se contradiziam no contexto de indefinições que culminou com o Golpe Civil-Militar de 1964. Fundada nas premissas de uma nova história política, a análise se desenvolve em três tessituras que se complementam: as práticas políticas fundadas no coronelismo, patrimonialismo e política de parentela com os projetos de modernização do Plameg; os projetos de modernização voltados para a industrialização e os projetos educacionais que visavam formar um homem cristão e solidário com o seu meio; as propostas de educação libertadora resultantes da circulação de ideias pelo Nordeste Brasileiro e as práticas habituais educativas da época. | pt_BR |
dc.title.en | Clientelist practices, planned education and the dream of human redemption around the PLAMEG - Plan Targets Government Virgilio Távora (1963 - 66) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013-TESE-FEMELO.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.