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dc.contributor.advisorFilho, Adauto Lopes da Silva-
dc.contributor.authorCustódio, Robson Pontes-
dc.date.accessioned2021-09-10T12:14:08Z-
dc.date.available2021-09-10T12:14:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCUSTÓDIO, Robson Pontes. O ensino de Filosofia por meio da aprendizagem cooperativa: uma experiência no ensino médio do IFCE Campus Caucaia - Ceará. 2021. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60373-
dc.description.abstractThe research entitled “Teachi ng philosophy through cooperative learning: an experience in high school at IFCE Caucaia CE Campus” aims to elect and present the cooperative learning methodology and its applicability on teaching philosophy as a methodology that enables and potentializes the learning of philosophy in a philosophical way. Learning philosophy from philosophizing is a current challenge for those who teach this subject in high schools, and this is the main relevance brought by this research to the whole society, mainly to all of the teachers and/or researchers who take interest in studying the teaching of philosophy and/ or in studying the cooperative learning methodology. Socrates is the thinker that makes the connection, bringing characteristics in common between philosophy, its teaching and the cooperative learning, being, therefore, the master from Athens used to base this research theoretically and philosophically. Besides, a bibliographical research was done on authors who think about the teaching of philosophy and on authors who think about the cooperative learning methodology itself. The method used for conducting this research was, besides the bibliographical one, a field research applied in a class at IFCE Caucaia/ CE Campus, in which the cooperative learning was applied during one semester according to owned instructions and rules suggested after readings and visitations to places where this methodology has already been applied. After this period a questionnaire was given to students with the intention of gathering and analyzing the data. The achieved results bring contributions to the cognitive aspect of the students regarding the learning of philosophy as well as to the development of group and social skills , pointing out to making students who will develop autonomy when they reach the adult age. All of this confirms the demonstration that with the application of the cooperative learning methodology on teaching philosophy, comes to light away of making the learning of philosophy in a philosophical way real inside the classroom, leaving the possibilities so the study of this matter may be deeper bringing contributions of even more reach to the society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectSócratespt_BR
dc.subjectTeaching philosophypt_BR
dc.subjectCooperative learningpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.titleO ensino de Filosofia por meio da aprendizagem cooperativa: uma experiência no ensino médio do IFCE Campus Caucaia - Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho de pesquisa intitulado O ensino de filosofia por meio da aprendizagem cooperativa: uma experiência no ensino médio do IFCE Campus Caucaia Ceará ””, tem como objetivo investigar e apresentar a metodologia de aprendizagem cooperativa e sua aplicabilidade no ensino de filosofia, como uma metodologia que possibilita e potencializa o aprender filosofia de forma filosófica. Aprender filosofia filosofando é um desafio atual para quem leciona essa disciplina nas escolas do ensino médio, e essa é a principal relevância trazida por este trabalho para a sociedade, principalmente para os professores e/ou pesquisadores que tenham interesse no estudo do ensino de filosofia e/ou no estudo da metodologia de aprendizagem cooperativa. Para tanto, tomamos o pensamento de Sócrates como base teórica fundamental. Sócrates é o pensador que faz o elo, trazendo características em comum entre a filosofia, s eu ensino e aprendizagem cooperativa, sendo, portanto, o mestre de Atenas utilizado, portanto, para fundamentar teórico e filosoficamente esse trabalho. Além disso, foi também realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em autores que pensam o ensino de filosofia e em autores que pensam a própria metodologia de aprendizagem cooperativa. Assim, a metodologia utilizada para realização dessa pesquisa, foi além da pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo aplicada em uma turma do IFCE Campus Caucaia CE , na qual durante um semestre a aprendizagem cooperativa foi aplicada conforme orientações e regras próprias sugeridas após leituras e visitações a locais em que essa metodologia já vem sendo aplicada. Após esse período, um questionário foi aplicado aos estudantes no intuito d e recolher e analisar os dados. O s resultados alcançados trouxeram contribuições tanto no aspecto cognitivo dos estudantes em relação à aprendizagem dos conteúdos de filosofia, como no aspecto do desenvolvimento de habilidades coletivas e sociais, apontando para uma formação de estudantes que poderão desenvolver a sua autonomia de pensamento quando alcançarem a idade adulta. Tudo isso confirma a demonstração de que com a aplicabilidade da metodologia de aprendizagem cooperativa no ensino de filosofia, pode emergir a possibilidade de tornar realidade em sala de aula o aprender filosofia de forma filosófica, contribuindo para que o estudo dessa questão possa ser ainda mais aprofundado trazendo contribuições de maior alcance para a sociedade.pt_BR
dc.title.enTeaching Philosophy through cooperative learning: an experience in high school at IFCE Campus Caucaia - Cearápt_BR
Aparece nas coleções:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

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