Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60369
Type: | TCC |
Title: | Análise dos fatores que influenciam a velocidade de veículos – um estudo da cidade de Fortaleza |
Title in English: | Analysis of factors that influence vehicle speed - a study of the city of Fortaleza |
Authors: | Guimarães, Caio Gustavo Coelho |
Advisor: | Oliveira Neto, Francisco Moraes de |
Keywords: | Análise de desempenho;Dados de Fiscalização Eletrônica;Regressão Múltipla;Velocidade média de percurso;relação Velocidade x Volume |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | GUIMARÃES, Caio Gustavo Coelho. Análise dos fatores que influenciam a velocidade de veículos – um estudo da cidade de Fortaleza. 2021. 59 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Nos últimos anos, assim como muitas cidades brasileiras, Fortaleza experimentou um crescimento considerável e desordenado, o número de veículos individuais cresceu consideravelmente enquanto o uso dos transportes coletivos tem diminuído. Essa realidade, dentre outros fatores, ocasionou problemas de mobilidade na cidade, culminando em elevados tempos de viagem. Diversos fatores influenciam para que esse tempo varie, desde fatores relacionados a demanda assim como as configurações da oferta do sistema, qualidade das vias, presença de faixas exclusivas e ciclovias, uso do solo, dentre outros. Em contraposição ao problema do aumento da complexidade do sistema, há também uma maior e melhor coleta de dados de trânsito, como é o exemplo dos equipamentos de detecção e fiscalização automática de veículos, que podem revelar um retrato do desempenho do sistema no espaço e no tempo. Nesse sentido, este trabalho busca usar os dados de fiscalização para compreender quais fatores podem influenciar o desempenho do sistema de transportes e da velocidade dos veículos no município de Fortaleza, além de procurar articular como essa influência ocorre. Com este estudo pretende-se melhorar a compreensão do fenômeno e prover aos tomadores de decisão ferramental para melhor solucionar os problemas de trânsito e mobilidade. O método está dividido em seis etapas, começando com a consolidação dos dados de Fiscalização Eletrônica, obtenção e tratamento dos dados secundários, caracterização espacial da velocidade, análise gráfica da influência das variáveis na relação velocidade/volume, análise da influência dos parâmetros através de um modelo de regressão múltipla e por fim uma segunda análise da influência dos fatores na relação velocidade/volume. Os resultados possibilitaram entender como as variáveis independentes estão relacionadas a variação espacial da velocidade, além da influência de alguns desses fatores na relação velocidade/volume. Foi possível evidenciar o efeito de variáveis importantes como: número de faixas, uso do solo, faixa exclusiva, densidade de semáforos, dentre outros no desempenho do sistema de transporte de Fortaleza |
Abstract: | In recent years, like many Brazilian cities, Fortaleza has experienced an increase and disorderly growth. The number of individual vehicles has grown considerably while the use of public transport has decreased. This reality, and other factors, caused mobility problems in the city, culminating in long travel times. Several factors affect the travel time variability, from factors related to demand as well as configurations of the system's supply, quality of roads, presence of exclusive lanes and cycle paths, land use, among others. In contrast to the problem of increasing the complexity of the system, there is also a greater and better collection of traffic data, as is the example of automatic vehicle detection and surveillance equipment, which can reveal a picture of the system's performance in space and time. In this sense, this work seeks to use traffic sensor data to understand which factors may influence the performance of the transport system and the speed of vehicles in the city of Fortaleza, in addition to seeking to articulate how this influence occurs. The aim of this study is to improve the understanding of the phenomenon and provide the decision makers better tools to analyze and solve mobility problems. The method is divided into six stages, starting with the consolidation of the Electronic Surveillance data, obtaining and treating the secondary data, spatial characterization of the speed, graphical analysis of the influence of the variables on the speed / volume ratio, analysis of the influence of the parameters through a multiple regression model and finally a second analysis of the influence of factors on the speed / volume ratio. The results made it possible to understand how the independent variables are related to the spatial variation of speed, and the influence of some factors on the speed / volume ratio. It was possible to evidence the effect of important variables such as: number of lanes, land use, bus lane, traffic light density, among others on the performance of the Fortaleza’s traffic network. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60369 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_cgcguimaraes.pdf | 5,49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.