Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, José Gerardo-
dc.contributor.authorSilva, Sammia Castro-
dc.date.accessioned2013-10-07T12:20:58Z-
dc.date.available2013-10-07T12:20:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, Sammia Castro. Protagonistas no ensino da capoeira no Ceará: relações entre lazer, aprendizagem e formação profissional. 2013. 129f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6035-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectOral history, leisure, professional trainingpt_BR
dc.subjectCapoeiristas - atitudes - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectCapoeira - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleProtagonistas no ensino da capoeira no Ceará: relações entre lazer, aprendizagem e formação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA capoeira como patrimônio cultural imaterial brasileiro está presente em todas as regiões do Brasil e em cerca de 150 países. Apesar de a tradição oral se referir ao início dessa prática em épocas anteriores, os primeiros registros históricos foram encontrados a partir do século XVI, e em maior quantidade a partir do século XVIII nas cidades do Rio de Janeiro, Bahia e Recife. A prática da capoeira em território cearense é recorrente, com mestres reconhecidos local, nacional e internacionalmente pelo trabalho desenvolvido. Registrar a história de vida daqueles que protagonizaram o ensino da capoeira em instituições formais de ensino do Ceará foi o objetivo central deste estudo. Objetivos específicos: contribuir com o debate da educação na capoeira e da formação profissional na capoeira, além de levantar dados sobre a história da capoeira no Ceará. Os selecionados para participar desta pesquisa foram José Renato de Vasconcelos Carvalho (mestre Zé Renato) e os quatro mestres que formou durante experiência pedagógica no Centro Social Urbano Presidente Médici, na década de 1970- José Ivan de Araújo (mestre Zé Ivan), João de Freitas (mestre João Baiano), Everaldo Monteiro de Assis (mestre Everaldo Ema) e Jorge Luiz Natalense de Sousa (mestre Jorge Negão). Foi utilizado o aparato metodológico da história oral e, mediante a história de vida dessa primeira geração de mestres, pôde-se reconhecer que a intensidade da vivência prática do lazer, do esporte e da arte na prática da capoeira constituiu um significado determinante na vida dessas pessoas, que passaram a desempenhar atividades pedagógicas em distintos locais da cidade de Fortaleza e a formar outros grandes capoeiristas do Estado. Pôde-se, então, reconhecer personalidades e instituições importantes que promoveram a evolução e perpetuação da capoeira no Estado.pt_BR
dc.title.enActors in teaching of capoeira in Ceará: relationships between leisure, learning and trainingpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-DIS-SCSILVA.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.