Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60330
Tipo: Dissertação
Título: Tratamento dos desvios ortográficos mais recorrentes de alunos do 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Paula, Ana Carvalho de
Orientador: Lima Júnior, Ronaldo Mangueira
Palavras-chave: Ortografia;Desvios ortográficos;Processos fonológicos;Proposta didática
Data do documento: 2021
Citação: PAULA, Ana Carvalho de. Tratamento dos desvios ortográficos mais recorrentes de alunos do 9º ano do ensino fundamental. Orientador: Ronaldo Mangueira Lima Júnior. 2021. 189 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Na língua portuguesa não existe uma relação biunívoca entre grafema-fonema. Isso implica desvios ortográficos em alunos de todos os anos do Ensino Fundamental. Não é raro que estudantes cheguem aos anos finais do Ensino Fundamental ainda demonstrando dificuldades na escrita, no que diz respeito ao domínio das normas ortográficas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo maior investigar os desvios ortográficos mais recorrentes identificados em produções textuais de estudantes do último ano do Ensino Fundamental e como consequência dessa investigação elaborar um caderno pedagógico voltado para a superação de tais desvios. São analisadas 76 redações de 1 turma de 9º ano, nas quais os desvios ortográficos foram identificados, classificados e contabilizados de acordo com os processos fonológicos e as relações grafofonêmicas. Constata-se que, entre os 45 alunos da turma, as três categorias de desvios ortográficos mais recorrentes foram: o apagamento de <r> em coda de verbos nas formas nominais do infinitivo e sua hipercorreção, o alçamento vocálico e sua hipercorreção, e a concorrência de grafemas para representar a fricativa alveolar surda /s/. Assim, diante desse resultado, é proposto um caderno pedagógico com atividades reflexivas, contextualizadas, discursivas e específicas para o tratamento de cada uma das dificuldades ortográficas mencionadas. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória, de cunho qualitativo. Devido ao contexto da pandemia da COVID-19, as atividades elaboradas não puderam ser aplicadas em uma turma, como ação interventiva. Sendo assim, sugerimos que as propostas didáticas sejam aplicadas em futuras intervenções, a partir do diagnóstico dos desvios ortográficos sobre os quais as atividades foram desenvolvidas, pois destacamos a necessidade de materiais didáticos que trabalhem as dificuldades ortográficas apresentadas pelos estudantes, levando em conta a reflexão acerca dos princípios que norteiam a comunicação escrita. Como é uma criação do ser humano, a escrita necessita de um ensino estruturado para que seu real aprendizado se efetive.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60330
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_acpaula.pdf17,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.