Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Trompieri Filho, Nicolino | - |
dc.contributor.author | Silva, Dogival Alencar da | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T12:15:08Z | - |
dc.date.available | 2013-10-07T12:15:08Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dogival Alencar da. Nível do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em português e matemática no ensino médio. 2013. 131f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6032 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Formal thinking | pt_BR |
dc.subject | School performance | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino médio - avaliação - Caucaia (CE) | pt_BR |
dc.subject | Estudantes ensino médio - avaliação - Caucaia (CE) | pt_BR |
dc.subject | Currículos - avaliação - Caucaia (CE) | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar - avaliação - Caucaia (CE) | pt_BR |
dc.title | Nível do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em português e matemática no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa teve como finalidade avaliar o nível de desenvolvimento do pensamento formal, o desenvolvimento curricular e o atingimento dos objetivos educacionais no ensino médio. O estudo foi realizado numa escola estadual do Ceará, localizada no Município de Caucaia. Os sujeitos foram 102 alunos e 5 professores. Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados relacionados aos alunos foram 1 teste de inteligência verbal (Teste de Raciocínio) e 1 teste de inteligência não verbal (INV). Consideraram-se também as notas referentes aos resultados das avaliações internas dos alunos da amostra, do ano corrente da pesquisa (2011 – alunos cursando o 2º ano do ensino médio) e do ano anterior a pesquisa (2010 – alunos cursando o 1º ano do ensino médio), além do desempenho dos alunos no SPAECE_2010. Nos professores, utilizaram-se três questionários: um instrumento de caracterização, uma escala de atitude em relação as concepções pedagógicas de aprendizagem e o último, que visou investigar sobre o que os professores pensam sobre avaliação, currículo, conteúdo, sucesso e fracasso escolar. Também analisaram-se algumas aulas registradas nos diários dos professores. O resultado da análise dos dados quantitativos e qualitativos mostrou que os alunos possuem bem desenvolvidos o Fator G e a estrutura concreta de pensamento, apesar desse desenvolvimento, os alunos pouco avançaram para o nível de pensamento formal. A escola não consegue, sequer, fazer a verificação da aprendizagem dos alunos. A grande maioria dos alunos se concentrou nos níveis crítico ou muito crítico em português e matemática, conforme o desempenho no SPAECE. Quanto aos professores, percebe-se que eles possuem formação específica em relação à área de atuação, a maioria possui título de especialista também na área de atuação. Mesmo assim, se mostraram contraditórias quanto às concepções de aprendizagem e suas práticas. | pt_BR |
dc.title.en | Level of development of formal thinking and performance in Portuguese and math in high school | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013-DIS-DASILVA.pdf | 801,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.