Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60301
Tipo: | TCC |
Título: | Metodologia de sala de aula invertida no ensino de Física: uma revisão de literatura |
Autor(es): | Pinheiro, Arthur Guilherme da Silva |
Orientador: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Palavras-chave: | Ensino de Física;Metodologia ativa de ensino;Sala de aula invertida |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | PINHEIRO, A. G. S. Metodologia de sala de aula invertida no ensino de Física: uma revisão de literatura. 2021. 33 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Os conteúdos abordados na disciplina de física têm sido estigmatizados por anos, sendo relatado como algo de difícil compreensão. As metodologias ativas de ensino trazem uma mudança nesse paradigma, possibilitando uma melhor compreensão dos assuntos abordados. Por este motivo, a presente revisão de literatura teve como objetivo estudar a utilização da Sala de Aula Invertida e seus efeitos nos processos de ensino e aprendizagem no âmbito da física. O procedimento metodológico baseou-se na pesquisa por artigos utilizando os descritores “flipped classroom” e “physics education”, através da base de dados Education Resources Information Center - ERIC. Foram encontrados 22 estudos, sendo três sobre motivação, quatro sobre autonomia, 14 sobre a compreensão/aprendizagem e uma revisão bibliográfica. Os assuntos de física mais abordados foram: mecânica dos fluidos, cinemática, dinâmica, trabalho e energia, conservação de energia, movimentos ondulatórios, termodinâmica, eletricidade, mecânica avançada, física médica, sistemas térmicos solares e seus componentes. Concluiu-se que, apesar dos efeitos positivos da metodologia, as limitações dos estudos evidenciam a necessidade de pesquisas com procedimentos metodológicos mais elaborados. |
Abstract: | The subjects covered in physics teaching have been stigmatized for years, being reported as something difficult to understand. Active teaching methodologies change this paradigm, enabling a better understanding of the topics covered. This Monograph aimed to investigate the use of the Flipped Classroom and its effects on the teaching and learning processes in physics. The methodological procedure for reviewing the literature relies on searching for articles using "flipped classroom" and "physics education" descriptors within the Education Resources Information Center - ERIC database. Twenty-two studies were found, three on motivation, four on autonomy, 14 on understanding/learning, and one of them was a literature review. The most discussed physics subjects were: fluid mechanics, kinematics, dynamics, work and energy, energy conservation, wave motion, thermodynamics, electricity, advanced mechanics, medical physics, solar thermal systems, and their components. Despite the positive effects of the methodology, there are still limitations of the studies that highlight the need for further research with more elaborate methodological procedures. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60301 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tccagspinheiro.pdf | 381,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.