Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60296
Tipo: Resumo
Título: Relato de experiência: Projeto Drogas de Abuso
Autor(es): Vieira, Rayanne Cristina Cavalcante
Teixeira, Anderson de Oliveira
Sousa, Francisca Cléa Florenço de
Palavras-chave: Drogas - Abuso - Prevenção;Educação em saúde;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: VIEIRA, Rayanne Cristina Cavalcante; TEIXEIRA, Anderson de Oliveira; SOUSA, Francisca Cléa Florenço de. Relato de experiência: Projeto Drogas de Abuso. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O uso abusivo de substâncias é um problema mundial. Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2016, aproximadamente 5% da população entre 15 e 64 anos, o que equivale a 250 milhões de pessoas, fez uso de pelo menos uma droga em 2014. Dessas, 29.5 milhões de pessoas possuem transtornos relacionado ao consumo de substâncias. Há uma predominância masculina, porém as mulheres sofrem maior impacto. A idade de acometimento encontra-se entre 8 a 25 anos, sendo o maior predomino na adolescência. Estima-se que no Brasil haja 6 milhões de dependentes químicos, o que representa 3% da população. Dentro desse contexto, as professoras Cléa Florenço e Silvânia Vasconcelos idealizaram a criação do Projeto de Extensão Drogas de Abuso (ProDab), tendo esta como sua coordenadora desde 2006. O projeto é vinculado ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará, esta ativa há 10 anos, realizando ações de extensão com enfoque em uma abordagem multidisciplinar. Possui duas bolsas da Pro-Reitoria de Extensão (PREX) e conta com a participação de profissionais e de estudantes da graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado dos cursos de medicina, farmácia, odontologia, fisioterapia, psicologia, enfermagem e direito. Realiza reuniões semanais todas as quintas-feiras entre 12:15 às 14:00 durante todo semestre. Nas reuniões, são realizadas capacitações sobre as drogas, planejadas as extensões e resolvidas questões burocráticas sobre a organização do grupo. Há realização de um curso anualmente desde 2013. O acesso ao projeto é feito pela participação a essas reuniões por qualquer aluno ou profissional. O projeto tem parceria com escolas de ensino fundamental e médio tanto da rede pública quanto privada e com projetos de recuperação de dependentes químicos. Nesses lugares são realizadas palestras sobre a temática das drogas, realiza-se ações objetivando a prevenção do consumo de drogas e busca-se experiências sobre o processo de reabilitação de adictos
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60296
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rccvieira.pdf73,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.