Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60285
Type: Artigo de Periódico
Title: Ensino de direito, aprendizagem baseada em jogos e gamificação na Educação Profissional e Tecnológica: uma revisão sistemática de literatura
Other Titles: Enseñanza de derecho, aprendizaje baseda em juegos y gamificación em Educación Profesional y Tecnológica: una revisión sistemática de literatura
Title in English: Law education, game-based learning and gamification in Professional and Technological Education: a literature systematic review
Authors: Leal, Anne Karoline Bandeira Bonfim
Oliveira, Francisco Kelsen de
Keywords: Ensino de direito;Gamificacão;Aprendizagem baseada em jogos;Revisão sistemática de literatura;Law education;Gamification;Game-based learning;Literature systematic review;Enseñanza de derecho;Gamificación;Aprendizaje baseda em juegos;Revisión sistemática de literatura.
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Labor
Citation: LEAL, Anne Karoline Bandeira Bonfim; OLIVEIRA, Francisco Kelsen de. Ensino de direito, aprendizagem baseada em jogos e gamificação na Educação Profissional e Tecnológica: uma revisão sistemática de literatura. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 318-337, jan./jun. 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: As técnicas de gamificação e a aprendizagem baseada em jogos são novasmetodologias utilizadas como ferramentas para melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Objetivando investigar como a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos estão sendo aplicadas no ensino de Direito, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica, e descobrir quais abordagens e técnicas estão sendo utilizadas além do públicode interesseatingido,foi realizada uma revisão sistemática da literatura em busca dos trabalhos publicados. Nos resultados, encontraram-se, inicialmente, 47 estudos primários e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 10 foram incluídos neste estudo. Ao final, infere-se que as estratégias de gamificação e de uso de jogos no ensino de Direito facilitam os processos de ensino-aprendizagem em razão da elevação da integração e motivação dos alunos, além de modificar práticas docentes e tornar as aulas dinâmicas e colaborativas. Ademais, os resultados permitiram confirmar a carência de publicações na área da Educação Profissional e Tecnológica.
Abstract: The gamification techniques and the learning of laws based in games are the new methodologies used as tools to improve the teaching and the pupils’ learning. Aiming to investigate how gamification and the learning based in games are being applied on teaching of Laws, especially,in Professional and Technological Education, and to find out which approaches and techniques are being used and also the target audience hit, a systematic review of literature was accomplished searching for published works. On results, were found, initially, 47 primary studies and, after the application of inclusion and exclusion criteria, 10 of them were included in thiswork. After all, it follows that the strategies of gamification and use of games in law education ease the teaching and learning process because of the improvement of pupils’ integration and motivation, and it also modifies teaching practices and makes classes more dynamic and colaborative. In addition, the results confirmed the lack of publications in the area of Professional and Technological Education.
Abstract in Spanish: Las técnicas de gamificación y el aprendizaje basadas em juegos son nuevas metodologías utilizadas como instrumentos para mejorar la enseñanza y el aprendizaje de los alumnos. Aspirando investigar como la gamificación y el aprendizaje basados en juegos se están aplicando en la enseñanza de Derecho, especialmente,en educación profesional y tecnológica, y descobrir cuales abordajes y técnicas se están utilizando además del púlico objetivo atingido, fue realizada una revisión sistemática de la literatura enbúsqueda de los trabajos publicados. En los resultados, se encuentran, inicialmente, 47 estudios primários e, después de la aplicación de los critérios de inclusión y exclusión, 10 fueron incluidos en este estudio. Al final, se concluye que las estrategias de gamificación y de utilización de juegos en enseñanza dederecho facilitan a los procesos de enseñanza y aprendizaje en razón de la elevación de la integración y motivación de los alumnos, además que modifican las prácticas docentes y hacen las clases más dinámicas colaborativas. Además, los resultados confirmaron la falta de publicaciones en el área de Educación Profesional y Tecnológica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60285
ISSN: 1983-5000
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_akbbblealfkoliveira.pdf416,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.