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Type: Dissertação
Title: Ações educativas no pré-natal: uma análise crítica e reflexiva sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúde
Authors: Rios, Claudia Teresa Frias
Advisor: Vieira , Neiva Francenely Cunha
Keywords: Cuidado Pré-Natal;Enfermagem no Consultório;Educação em Saúde
Issue Date: 2003
Citation: RIOS, C. T. F. Ações educativas no pré-natal: uma análise crítica e reflexiva sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúde. 2003. 113 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Abstract in Brazilian Portuguese: Na busca de novos caminhos que melhor refletissem sobre a consulta de enfermagem, como um espaço para a educação em saúde no pré-natal, realizamos um estudo crítico e reflexivo através de uma avaliação qualitativa, onde a participação dos sujeitos envolvidos fosse um fator preponderante. Para tanto, lançou-se mão de um novo paradigma como referencial metodológico, a avaliação emancipatória, que norteou as etapas desta pesquisa: descrição da realidade; crítica da realidade e criação coletiva. Além da observação e da entrevista, a técnica do grupo focal foi a mais importante para a coleta de dados e para a participação das cinco enfermeiras que atuam no ambulatório do Hospital Universitário, local escolhido para a pesquisa. Frente aos resultados encontrados, a ação educativa realizada pela enfermeira durante a consulta do pré-natal caracteriza-se como uma ação rotineira, pouco participativa, com predominância informativa apesar da existência do objetivo e bom propósito de educar, onde questões relacionadas ao modelo assistencial, estrutural e organizacional da Instituição emergiram como obstáculos para a realização da educação em saúde, como tendência libertadora, crítico-social e transformadora. Por meio desse construto metodológico e com base na crítica da realidade, outro ponto relevante desta pesquisa foi a criação coletiva, onde idéias geradoras de mudanças foram apontadas pelas participantes. Essas idéias geradoras apontam para a reorientação do serviço de enfermagem na atenção à gestante do Hospital Universitário; a criação de um ambiente físico adequado para o atendimento da consulta de enfermagem e a participação da gestante em grupos.
Abstract: In the search of new ways that best thought about the nursing consultation as a space for the education in health in the prenatal, took place a criticai and reflexive study through a qualitative evaluation where the participation of the involved subjects went a preponderant factor. For so much it rushed hand of a new paradigm as methodological referential, the evaluation emancipation, that orientated the stages of this research: description of the reality; critic of the reality and collective creation. Besides the observation and of the interview, the technique of the focal group was the most important for the collection of data and for the five nurses' participation that act at the clinic of the Academical Hospital, chosen place for the research. Front to the found results the educational action accomplished by the nurse during the consultation of the prenatal is characterized as an action routine, little share, with informative predominance in spite of the existence of the objective and good purpose of educating, where subjects related to the assistance model, structural and organizational of the Institution they emerged as obstacles for the accomplishment of the education in health as tendency liberty, critical-social and changer. For middle of that methodological construction and with base in the critic of the reality, other relevant point of this research was the collective creation, where you idealize generating of changes they were pointed for the participants. Those generating ideas appear for the reorientation of the nursing Service in the attention to the pregnant woman of the Academical Hospital; the creation of an appropriate physical atmosphere for the Service of the nursing consultation and the pregnant woman's participation in groups.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60270
Appears in Collections:DENF - Dissertações defendidas na UFC

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