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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Uma experiência de inserção de Linguagem de Programação no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica a partir da flexibilização curricular
Otros títulos : Una experiencia de inserción de Lenguaje de Programación en Bachillerato Integrado con Educación Técnica Profesional basada en la flexibilidad curricular
Título en inglés: An experience of insertion of Programming Language in High School Integrated with Technical Professional Education based on curricular flexibility
Autor : Fria, Bruno Lopes de
Alves, Janainne Nunes
Costa, Claudiane Moreira
Palabras clave : Perfil profissional;Competências;Flexibilidade curricular;Tecnologia
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Labor
Citación : FRIA, Bruno Lopes de; ALVES, Janainne Nunes; COSTA, Claudiane Moreira. Uma experiência de inserção de Linguagem de Programação no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica a partir da flexibilização curricular. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 242-260, jan./jun.2021.
Resumen en portugués brasileño: O princípio de flexibilização curricular pressupõe inovações nos projetos pedagógicos dos cursos para atender às novas realidades sociais, entre as quais destacamos a imersão tecnológica contemporânea. Nesse sentido, apresentamos uma ementa curricular como aporte teórico-metodológico para o desenvolvimento de competências relacionadas ao aprendizado de uma Linguagem de Programação (i.e pensamento algorítmico e resolução de problemas do mundo real em linguagem computacional) enquanto unidade curricular aplicada a diferentes perfis profissionais do nível médio. A ementa foi consolidada por meio de uma abordagem holística fundamentada em critérios como coerência, exequibilidade e curva de aprendizagem que proporcionem um caráter globalizante em função da heterogeneidade das formações. A viabilidade da proposta foi sugerida por formulários de aceitação em escala e observações realizadas no contexto da sala de aula nos cursos integrados em Informática, Meio Ambiente e Teatro do IFNMG/Diamantina. O nível de aprendizagem dos estudantes foi classificado em uma escala de 1 = muito fácil a 5 = muito difícil, onde obtivemos média de 2,57. Os resultados indicam que na linguagem adotada, Python, nenhum quesito foi considerado particularmente difícil, o que pode ser relacionado à sua sintaxe compacta e limpa, se comparada a outras linguagens de programação. A aplicação preliminar da proposta no IFNMG demonstrou boa interaçãodos estudantes com a Python, assim como assimilação e capacidade de ressignificar o conteúdo adquirido através da construção de propostas de trabalho conjunto e aplicação profissional.
Abstract: The principle of curricular flexibility presupposes innovations in the pedagogical projects of the courses to meet the new social realities, among which we highlight the contemporary technological immersion. In this sense, wepresent a curricular menu as a theoretical-methodological contribution to the development of skills related to the learning of a Programming Language (ie algorithmic thinking and problem solving in the real world in computational language) as a curricularunit applied to different professionais profiles at the level medium. The menu was consolidated through a holistic approach based on criteria such as coherence, feasibility and a learning curve that provide a global character due to the heterogeneity of training. The feasibility of the proposal was suggested by scale acceptance forms and observations made in the classroom context in the IFNMG/Diamantina integrated courses in Informatics, Environment and Theater. The students' level of learning was rated ona scale of 1 = very easy to 5 = very difficult, where we obtained an average of 2.57. The results indicate that in the adopted language, Python, no item was considered particularly difficult, which can be related to its compact and clean syntax, when compared to other programming languages. The preliminary application of the proposal at the IFNMG demonstrated good interaction between students and Python, as well as assimilation and the ability to reframe the acquired content through the construction of proposals for joint work and professional application.
Resumen en español: El principio de flexibilidad curricular presupone innovaciones en los proyectos pedagógicos de loscursos para afrontar las nuevas realidades sociales, entre las que destacamos la inmersión tecnológica contemporánea. En este sentido, presentamos un menú curricular como un aporte teórico-metodológico al desarrollo de habilidades relacionadas con el aprendizaje de un Lenguaje de Programación (es decir, pensamiento algorítmico y resolución de problemas en el mundo real en lenguaje computacional) como unidad curricular aplicada a diferentes perfiles profesionales a nivel medio. El menú se consolidó a travésde un enfoque holístico basado en criterios como la coherencia, la viabilidad y una curva de aprendizaje que otorgan un carácter global debido a la heterogeneidad de la formación. La viabilidad de la propuesta fue sugerida por formularios de aceptación deescala y observaciones realizadas en el contexto del aula en los cursos integrados IFNMG/Diamantina en Informática, Medio Ambiente y Teatro. El nivel de aprendizaje de los estudiantes se calificó en una escala de 1 = muy fácil a 5 = muy difícil, donde obtuvimos una media de 2,57. Los resultados indican que en el lenguaje adoptado, Python, ningún ítem fue considerado particularmente difícil, lo cual puede estar relacionado con su sintaxis compacta y limpia, en comparación con otros lenguajes de programación. La aplicación preliminar de la propuesta en el IFNMG demostró una buena interacción entre los estudiantes y Python, así como la asimilación y la capacidad de replantear los contenidos adquiridos a través de la construcción de propuestas de trabajo conjunto y aplicación profesional.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60265
ISSN : 1983-5000
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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