Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Afrânio Araújo-
dc.contributor.authorCampos, Samuel Durand-
dc.date.accessioned2021-09-01T15:20:44Z-
dc.date.available2021-09-01T15:20:44Z-
dc.date.issued2020-04-29-
dc.identifier.citationCAMPOS, Samuel Durand. Aplicação de metodologia participativa para desenvolver habilidades sociais nos estudantes na aprendizagem de eletricidade. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60203-
dc.descriptionAcompanha produto educacional, sob o título "Produto educacional eletro-kit"pt_BR
dc.description.abstractThe present research is justified in the evidence observed by the author that, within the perspective of social and behavioral interactions, many students had difficulties in interacting with colleagues in group activities. Still, due to the low participation in the classes, in the way which the teachers traditionally taught their classes, demotivation in learning physics, in addition to the intense competitiveness ingrained among them. This work aims to create a proposal for experimental physics procedures adapted to the methodology of Cooperative Learning (CL), through electricity kits, as a strategy to stimulate social skills in these students and motivate them to learn Physics. The research seeks, through the potential of interaction among peers, to probe and answer the following questions: i) how the CL can stimulate students' skills to mobilize, articulate and put into practice knowledge, values, attitudes to relate with each other? ii) how can the CL, in a physics class, allow a more active environment and higher quality of social interactions between these students? The procedure used for the development of the research was the case study, collecting data through the author's direct observation grids and a self-assessment questionnaire completed by the students participating in the classes. The sample is consisted of 30 students from a Second Year High School class at a public military school in Ceará, from August to November 2019. It was used in carrying out this work with students, activity sheets adapted to the CL and implemented by experimental electricity kit (electro-kit), which make up the Educational Product (EP). The findings obtained in the study shows that the application of CL in experimental activities provided students with considerable stimulation of their social skills, such as attitudes of responsibility, critical thinking, dialogue, listening to others, concentration, exposure and sharing of ideas , in addition to favoring a more active and investigative environment in the classroompt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectCooperative learningen
dc.subjectSocial skillsen
dc.subjectElectricityen
dc.subjectExperimental activitiesen
dc.titleAplicação de metodologia participativa para desenvolver habilidades sociais nos estudantes na aprendizagem de eletricidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa se justifica nas evidências observadas pelo autor de que, dentro da ótica das interações sociais e comportamentais, muitos alunos apresentavam dificuldades de interação entre os colegas em atividades de grupo. Ainda, pela baixa participação nas aulas na forma tradicional em que os professores ministravam-nas, desmotivação em aprender física, além de intensa competitividade arraigada entre eles. Desta forma, este trabalho tem como objetivo criar uma proposta de procedimentos experimentais de física adaptados à metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC), por meio de kits de eletricidade, como estratégia para estimular habilidades sociais nesses alunos e motivá-los à aprendizagem da Física. A pesquisa procura, através do potencial de interação entre pares, sondar e responder aos seguintes questionamentos: i) de que forma a AC poderá estimular nos alunos habilidades em se mobilizarem, se articularem e colocarem em prática conhecimentos, valores, atitudes para relacionarem-se uns com os outros? ii) de que modo a AC poderá possibilitar, em uma aula de física, ambiente mais ativo e maior qualidade das interações sociais entre esses alunos? O procedimento utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso, levantando dados por meio de grelhas de observação direta do autor e de questionário de auto avaliação preenchido pelos alunos participantes das aulas. A amostra foi composta por 30 alunos de uma turma do Segundo Ano do Ensino Médio de uma escola pública militar do Ceará, de agosto a novembro de 2019. Utilizou-se na realização deste trabalho com os alunos fichas de atividades adaptadas à AC e implementadas por meio de kit experimental de eletricidade (eletro-kit), que compõem o Produto Educacional (PE). As constatações obtidas pelo estudo apontam que a aplicação da AC nas atividades experimentais propiciou nos alunos estímulo considerável de suas habilidades sociais, como atitudes de responsabilidade, de pensamento crítico, de diálogo, de escuta do outro, de concentração, de exposição e compartilhamento de ideias, além de favorecer um ambiente mais ativo e investigativo na sala de aula.pt_BR
dc.title.enApplication of participatory methodology to develop social skills in students in electricity learningpt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_sdcampos.pdf897,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2020_pe_sdcampos.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.