Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60197
Tipo: TCC
Título : Presença: a motivação na educação básica de Fortaleza
Autor : Leite, Manuela Catalina Beltrán
Tutor: Costa, Rafael Rodrigues da
Palabras clave : Motivação na educação;Ensino básico em Fortaleza;Site multimídia;Jornalismo imersivo
Fecha de publicación : 2021
Citación : LEITE, Manuela Catalina Beltrán. Presença: a motivação na educação básica de Fortaleza. Orientador: Rafael Rodrigues da Costa. 2021. 62 f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Com o objetivo de promover um espaço de reflexão sobre quais os modelos de educação ideal para diversos atores sociais, foi desenvolvido um site multimídia que aborda os aspectos motivadores e desmotivadores da comunidade escolar do ensino básico de Fortaleza, especificamente nas Escolas de Tempo Integral (ETIs). O site Presença é composto por seis abas, destinadas a reflexões sobre cada ator social trabalhado: professores, alunos, pais e responsáveis, comunidade, políticas públicas e escola. Ele também inclui um podcast sobre o ensino médio. Dessa forma, a educação é trabalhada em sua completude de agentes influenciadores e participativos no processo educacional. Realizada durante a pandemia de Covid-19 em Fortaleza, entre os anos de 2020 e 2021, a apuração jornalística se deu de maneira completamente remota, utilizando-se de entrevistas por WhatsApp, Zoom ou telefone, formulários e atividades com os alunos mediadas pelos professores. Os produtos do site foram construídos a partir de preceitos do jornalismo multimídia e do jornalismo imersivo, garantindo a interatividade e a participação dos usuários na construção dinâmica e constante do produto. A partir das entrevistas e relatos, foi possível identificar as motivações e desmotivações dos atores sociais com o modelo educacional oferecido pelas ETIs de Fortaleza, além de pontuar as diversas maneiras que a comunidade escolar tem se mobilizado para garantir o acesso a uma educação justa e compatível com as demandas de cada comunidade.
Abstract: In order to promote a space for reflection on the ideal education of social actors, a multimedia website was developed, addressing the motivating and demotivating aspects of the secondary school community in Fortaleza, specifically in full-time schools (ETIs, in portuguese). The Presença website is composed of six tabs, focused on reflections about each of the social actors addressed: teachers, students, parents and guardians, community, public policies and school. It also includes a podcast about high school. This way, the education is approached by its completeness through influential and participatory agents in the educational process. Produced during the Covid-19 pandemic in Fortaleza, between the years 2020 and 2021, the journalistic investigation was carried out completely remotely, with interviews made by WhatsApp, Zoom or telephone, forms and activities with students mediated by teachers. The website's products were built based on the principles of multimedia journalism and immersive journalism, guaranteeing the interactivity and participation of users in the dynamic and constant construction of the product. From the interviews and reports, it was possible to identify the motivations and demotivations of the social actors with the educational model offered by the full-time schools in Fortaleza. It was also possible to point out the different ways the school community has been working to guarantee access to a fair education, compatible with the demands of each community.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60197
Aparece en las colecciones: JORNALISMO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_mcbleite.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.