Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60196
Tipo: TCC
Título: Geração: especial multimídia sobre a relação de jovens da periferia de Fortaleza com consumo e cidadania
Autor(es): Falconery, Lucas Freire
Orientador: Cabral, Eugênia Melo
Palavras-chave: Jornalismo;Multimídia;Juventude;Consumo;Cidadania;Periferia
Data do documento: 2021
Citação: FALCONERY, Lucas Freire. Geração: especial multimídia sobre a relação de jovens da periferia de Fortaleza com consumo e cidadania. Orientadora: Eugênia Melo Cabral. 2021. 27 f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Na juventude, o ato de consumir ganha uma perspectiva mais ampla por estar atrelado, no sistema capitalista, à percepção de si em relação à sociedade - cenário ainda mais complexo ao se analisar indivíduos com baixo poder aquisitivo. Nisso, a formação da identidade cidadã de jovens da periferia passa por diversos âmbitos, como desigualdades de oportunidades, educação, mercado de trabalho, consumo consciente e influência das estratégias comerciais, sendo pautas debatidas no especial multimídia Geração. Partindo disso, o conteúdo jornalístico, detalhado em suas etapas neste relatório, foi planejado como espaço para narração de experiências dos personagens, apresentação de dados, análises e proposições de especialistas. Como finalidade, o trabalho busca reunir informações relevantes e de fácil entendimento para o público . Entendendo o potencial do Jornalismo de transformação social, o produto utiliza técnicas de apuração, entrevistas, análises de tabelas, hierarquização da informação e de planejamento visual, por exemplo. Conclui-se, aqui, a relevância de produzir novos conteúdos voltados para jovens como forma de levantar debates e auxiliar em decisões com reflexos por toda a vida adulta.
Abstract: In youth, the act to consume gains a broader perspective because it is linked, in the capitalist system, to the perception of oneself in relation to society - an even more complex scenario when analyzing individuals with low purchase power. In this way, the formation of the citizen identity of young people from the suburbs goes through several areas, such as inequalities of opportunities, education, the labor market, conscious consumption and the influence of commercial strategies, being discussed in the multimedia special Geração. Based on this, the journalistic content, detailed in its stages in this report, was planned as a space for narrating the experiences of the characters, presenting data, analyzes and propositions by specialists. As the purpose, the project seeks to gather relevant and straightforward information for its audience. Understanding Journalism's potential for social change, the product uses techniques of investigation, interviews, analysis of tables, hierarchy of information and visual planning, for example. The conclusion here is about the relevance of producing new content aimed at young people as a way of raising debates and assisting in decisions with reflections throughout adult life.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60196
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcclffalconery.pdf317,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.