Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60196
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCabral, Eugênia Melo-
dc.contributor.authorFalconery, Lucas Freire-
dc.date.accessioned2021-09-01T01:03:05Z-
dc.date.available2021-09-01T01:03:05Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFALCONERY, Lucas Freire. Geração: especial multimídia sobre a relação de jovens da periferia de Fortaleza com consumo e cidadania. Orientadora: Eugênia Melo Cabral. 2021. 27 f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60196-
dc.description.abstractIn youth, the act to consume gains a broader perspective because it is linked, in the capitalist system, to the perception of oneself in relation to society - an even more complex scenario when analyzing individuals with low purchase power. In this way, the formation of the citizen identity of young people from the suburbs goes through several areas, such as inequalities of opportunities, education, the labor market, conscious consumption and the influence of commercial strategies, being discussed in the multimedia special Geração. Based on this, the journalistic content, detailed in its stages in this report, was planned as a space for narrating the experiences of the characters, presenting data, analyzes and propositions by specialists. As the purpose, the project seeks to gather relevant and straightforward information for its audience. Understanding Journalism's potential for social change, the product uses techniques of investigation, interviews, analysis of tables, hierarchy of information and visual planning, for example. The conclusion here is about the relevance of producing new content aimed at young people as a way of raising debates and assisting in decisions with reflections throughout adult life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectMultimídiapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.titleGeração: especial multimídia sobre a relação de jovens da periferia de Fortaleza com consumo e cidadaniapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa juventude, o ato de consumir ganha uma perspectiva mais ampla por estar atrelado, no sistema capitalista, à percepção de si em relação à sociedade - cenário ainda mais complexo ao se analisar indivíduos com baixo poder aquisitivo. Nisso, a formação da identidade cidadã de jovens da periferia passa por diversos âmbitos, como desigualdades de oportunidades, educação, mercado de trabalho, consumo consciente e influência das estratégias comerciais, sendo pautas debatidas no especial multimídia Geração. Partindo disso, o conteúdo jornalístico, detalhado em suas etapas neste relatório, foi planejado como espaço para narração de experiências dos personagens, apresentação de dados, análises e proposições de especialistas. Como finalidade, o trabalho busca reunir informações relevantes e de fácil entendimento para o público . Entendendo o potencial do Jornalismo de transformação social, o produto utiliza técnicas de apuração, entrevistas, análises de tabelas, hierarquização da informação e de planejamento visual, por exemplo. Conclui-se, aqui, a relevância de produzir novos conteúdos voltados para jovens como forma de levantar debates e auxiliar em decisões com reflexos por toda a vida adulta.pt_BR
Appears in Collections:JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcclffalconery.pdf317,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.