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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6015
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Coopat, Carmen María Saenz | - |
dc.contributor.author | Reis, Cláudio Mappa | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-03T17:25:30Z | - |
dc.date.available | 2013-10-03T17:25:30Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Cláudio Mappa. A experiência da formação musical dos estudantes do curso de Música da UFC – Cariri através da Canção Popular Brasileira. 2013. 84f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6015 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Brazilian popular song | pt_BR |
dc.subject | Musical experience | pt_BR |
dc.subject | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Canção popular brasilia | pt_BR |
dc.title | A experiência da formação musical dos estudantes do curso de Música da UFC – Cariri através da Canção Popular Brasileira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo apresenta dois pólos principais: de um lado a canção popular brasileira e de outro a experiência musical dos alunos do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará no Campus do Cariri. O foco de investigação consiste em como e de que formas a canção popular brasileira tem influenciado a formação musical deste grupo específico de pessoas, alcançando-as inevitavelmente por meio dos efeitos da pós-modernidade nas comunicações e difusões culturais, e ainda sofrendo os impactos da aura, por vezes refratária e por vezes receptiva de seu contexto cultural. A canção popular brasileira vem se apresentando como um grande produto cultural no Brasil. Como ela contribui para a estruturação de um habitus musical dos alunos supracitados? E, como este habitus, partindo das vivências no meio sócio cultural, se modifica com o acesso ao currículo formal proposto pelo Curso de Música? O currículo formal e o informal em encontro foram observados pelo viés da canção. Para tanto, foi empreendido um estudo de caso único, utilizando como principais referências o trabalho de Luiz Tatit para canção popular brasileira e a praxiologia de Pierre Bourdieu para a análise social. | pt_BR |
dc.title.en | The experience of musical education of students of the Music of the UFC - Cariri through popular song | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2013-DIS-CMREIS.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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