Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoopat, Carmen María Saenz-
dc.contributor.authorReis, Cláudio Mappa-
dc.date.accessioned2013-10-03T17:25:30Z-
dc.date.available2013-10-03T17:25:30Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationREIS, Cláudio Mappa. A experiência da formação musical dos estudantes do curso de Música da UFC – Cariri através da Canção Popular Brasileira. 2013. 84f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6015-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectBrazilian popular songpt_BR
dc.subjectMusical experiencept_BR
dc.subjectMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectCanção popular brasiliapt_BR
dc.titleA experiência da formação musical dos estudantes do curso de Música da UFC – Cariri através da Canção Popular Brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo apresenta dois pólos principais: de um lado a canção popular brasileira e de outro a experiência musical dos alunos do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará no Campus do Cariri. O foco de investigação consiste em como e de que formas a canção popular brasileira tem influenciado a formação musical deste grupo específico de pessoas, alcançando-as inevitavelmente por meio dos efeitos da pós-modernidade nas comunicações e difusões culturais, e ainda sofrendo os impactos da aura, por vezes refratária e por vezes receptiva de seu contexto cultural. A canção popular brasileira vem se apresentando como um grande produto cultural no Brasil. Como ela contribui para a estruturação de um habitus musical dos alunos supracitados? E, como este habitus, partindo das vivências no meio sócio cultural, se modifica com o acesso ao currículo formal proposto pelo Curso de Música? O currículo formal e o informal em encontro foram observados pelo viés da canção. Para tanto, foi empreendido um estudo de caso único, utilizando como principais referências o trabalho de Luiz Tatit para canção popular brasileira e a praxiologia de Pierre Bourdieu para a análise social.pt_BR
dc.title.enThe experience of musical education of students of the Music of the UFC - Cariri through popular songpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-DIS-CMREIS.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.