Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60090
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Contribuição da educação para a queda da desigualdade de rendimentos do trabalho no Brasil entre 1995 e 2014
Título en inglés: Contribution of education to the fall of labor income inequality in Brazil between 1995 and 2014
Autor : Silva, Vitor Hugo Miro Couto
França, João Mário Santos de
Palabras clave : Renda - Distribuição;Trabalho - Rendimento;Trabalho - Aspectos sociais;Decomposition
Fecha de publicación : jul-2021
Editorial : Economia Ensaios
Citación : SILVA, Vitor Hugo Miro Couto; FRANÇA, João Mário Santos de. Contribuição da educação para a queda da desigualdade de rendimentos do trabalho no Brasil entre 1995 e 2014. Economia Ensaios, Uberlândia, v. 36, n. 2, jul./dez. 2021.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo investiga mudanças na desigualdade de rendimentos do trabalho no Brasil entre 1995 e 2014. O objetivo principal é realizar uma avaliação da contribuição da educação para tais mudanças e, para isso, aplica-se o método de regressões em funções de influência recentradas (Recentered Influence Function - RIF) e a generalização da decomposição de Oaxaca-Blinder propostos por Firpo et al. (2007 e 2018). Os resultados mostram que mudanças na estrutura de rendimentos, mensuradas pelo denominado efeito preço, foram predominantes para explicar a contribuição da educação para a queda da desigualdade no período analisado. Por sua vez, mudanças na composição educacional da força de trabalho apresentaram um efeito contrário à queda observada.
Abstract: This study investigates changes in inequality of labor income in Brazil between 1995 and 2014. The main objective is to carry out an evaluation of the contribution of education to such changes, applying Recentered Influence Function (RIF) method and a generalization of Oaxaca-Blinder´s decomposition proposed by Firpo et al. (2007 and 2018). The results show that changes in the income structure, measured by the price effect, were predominant in explaining the contribution of education to the reduction of inequality in the analyzed period. In turn, changes in the educational composition of the workforce had the opposite effect on the observed decline in inequality.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60090
ISSN : 0102-2482
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_vhmcsilva.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.