Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sobral, Adriana Eufrásio Braga | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Débora Aldyane Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-03T14:18:56Z | - |
dc.date.available | 2013-10-03T14:18:56Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa. O Sistema de Avaliação do Desempenho Escolar de Jaguaruana-CE (SADEJ) para a prática pedagógica. 2013. 123f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6006 | - |
dc.description.abstract | Discusses the use of large-scale assessment, especially System Performance Assessment School Jaguaruana - CE (SADEJ) as a tool to improve teaching practice. The SADEJ seeks to provide information on the performance of students and teachers. The results provide interventive actions of an administrative and teaching to overcome the challenges identified by the evaluative act. Indeed, part of the understanding that assessment, when used as a guiding instrument for learning management, can contribute to pedagogical practice and improve the quality of teaching and hence learning itself. Thus, the study aimed to understand the impact of the results derived by SADEJ to improve pedagogical practice and the management of learning in basic education in public schools Jaguaruana-CE, between 2011 and 2012. Specifically have the following objectives: to describe the structure from the creation and deployment of evaluative experience in schools to the methodology of collection, treatment, presentation of data, analyze how the Department of Education appropriates the results obtained by the proposed evaluation to restructure administrative and pedagogical actions; explicit, in the perception of teachers, the implications of the system in teaching activities; SADEJ evaluate the contributions of the observed performance in elementary school. The methodology followed the approach of quantitative-bibliographical and field. For data collection, we resorted to the use of semi-structured interviews and questionnaires. As a resource to understand the results, we used, respectively, the content analysis (RODRIGUES) for responses issued and SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) version 15.0 Windows application for analysis of the questionnaire. The sample consisted of 129 subjects who teach in elementary schools in the municipal education Jaguaruana-CE seven team members SADEJ. The results show that the large-scale assessment by itself, does not improve student performance, nor learning, but the actions subsequent to this type of evaluation which uses the results to inform decisions can contribute to the quality of teaching and optimization performance indicators and learning. This contribution to the pedagogical practice was evident in the proposed SADEJ. The impact of the actions taken after the disclosure of the results is sensitive in growth rates as measured by the indicators and the Proof IDEB Brazil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do Rendimento Escolar | pt_BR |
dc.subject | Metodologia da Avaliação Escolar | pt_BR |
dc.subject | Rendimento Escolar | pt_BR |
dc.subject | Professores de Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.title | O Sistema de Avaliação do Desempenho Escolar de Jaguaruana-CE (SADEJ) para a prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Discorre sobre o emprego da avaliação em larga escala, em especial o Sistema de Avaliação de Desempenho Escolar de Jaguaruana – CE (SADEJ), como instrumento para melhorar a prática pedagógica. O SADEJ procura fornecer informações sobre o desempenho de discentes e docentes. Os resultados subsidiam ações interventivas de caráter administrativo e pedagógico para superar os desafios apontados pelo ato avaliativo. Com efeito, parte do entendimento de que avaliação, quando utilizada como instrumento norteador da gestão da aprendizagem, pode contribuir para a prática pedagógica e melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, a própria aprendizagem. Assim, o estudo teve como objetivo geral compreender a repercussão dos resultados originados pelo SADEJ para aprimorar a prática pedagógica e a gestão da aprendizagem no ensino fundamental em escolas públicas municipais de Jaguaruana- CE, no período 2011 e 2012. Especificamente têm-se os seguintes objetivos: descrever desde a estrutura de criação e implantação da experiência avaliativa nas escolas até a metodologia de coleta, tratamento, apresentação dos dados; analisar como a Secretaria de Educação se apropria dos resultados obtidos pela avaliação proposta para reestruturar as ações administrativo-pedagógicas; explicitar, na percepção dos professores, as implicações do Sistema na ação docente; avaliar as contribuições do SADEJ no desempenho observado no ensino fundamental. A metodologia utilizada seguiu a abordagem quantiqualitativa de natureza bibliográfica e de campo. Para coleta de dados, recorreu-se à utilização de entrevistas semiestruturadas e questionário. Como recurso para compreensão dos resultados utilizou-se, respectivamente, a análise de conteúdo (RODRIGUES) para as respostas emitidas e o software SPSS (Statistical Pakage for the Social Sciences) versão 15.0 do aplicativo Windows para análise do questionário. A amostra foi composta por 129 sujeitos que lecionam nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Jaguaruana- CE e sete membros da equipe do SADEJ. Os resultados apontam que a avaliação em larga escala por si, não melhora o desempenho dos alunos, tampouco a aprendizagem, mas as ações posteriores a esse tipo de avaliação que se utiliza dos resultados para fundamentar as decisões podem contribuir para a qualidade do ensino e otimização dos indicadores de desempenho e aprendizagem. Essa contribuição à prática pedagógica ficou evidente na proposta do SADEJ. A repercussão das ações executadas após a divulgação dos resultados é sensível nas taxas de crescimento nos indicadores aferidos pelo IDEB e pela Prova Brasil. | pt_BR |
dc.title.en | The Evaluation System of Educational Jaguaruana - CE (SADEJ) for practice teaching | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_dis_dabcarvalho.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.