Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEsmeraldo, Gema Galgani Silveira Leite-
dc.contributor.authorFernandes, Ivana Leila Carvalho-
dc.date.accessioned2013-10-02T12:59:21Z-
dc.date.available2013-10-02T12:59:21Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERNANDES, Ivana Leila Carvalho. Educação do campo para as Ciências Agrárias: avaliação do Programa Residência Agrária-Ceará. 2013. 259f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5995-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectField educationpt_BR
dc.subjectAgricultural sciencespt_BR
dc.subjectEvaluation of public policiespt_BR
dc.subjectEnsino agrícola - política governamental - avaliação - Cearápt_BR
dc.subjectTrabalhadores rurais - educação - Cearápt_BR
dc.subjectMovimentos sociais - Cearápt_BR
dc.subjectPrograma Residência Agráriapt_BR
dc.titleEducação do campo para as Ciências Agrárias: avaliação do Programa Residência Agrária - Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação do Campo pode ser compreendida como um projeto de luta dos movimentos sociais por uma educação que valorize as especificidades dos povos do campo. O Programa Residência Agrária surgiu como resultado dessa luta, com o objetivo de promover uma formação diferenciada no Campo das Ciências Agrárias. O Programa foi criado no ano de 2004 e está implantado no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará. Esta investigação teve como principal objetivo avaliar o processo de formação do Programa Residência Agrária do Ceará considerando os princípios da Educação do Campo. A construção do estudo foi fundamentalmente qualitativa e teve como base a Metodologia de Avaliação de Políticas Públicas centrada em uma avaliação ex post e de processo. Articulada a este método a pesquisa de campo foi orientada pela Observação Participante e utilizou de entrevistas e questionários na coleta de dados. Também foram consultados documentos como projetos e relatórios disponibilizados pelo Programa para a constituição dos dados. Foram aplicados questionários com os estudantes do Grupo da Graduação do Programa e entrevistas com estudantes do Grupo do Mestrado, com gestores, jovens assentados e com um representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O acompanhamento das atividades de formação do Programa Residência Agrária e a realização das entrevistas e questionários incorreram no período de 2010 a 2012. A pesquisa bibliográfica apresentou discussões sobre a história da Educação do Campo no Brasil, sobre as Políticas Públicas e seus métodos avaliativos e sobre o processo de formação do Programa Residência Agrária. Constatou-se que a história da Educação do Campo demarca uma trajetória de lutas dos movimentos sociais por um novo modelo de desenvolvimento para o país. Como resultados dessas lutas o Programa Residência Agrária tem atuado nas Ciências Agrárias através de práticas diferenciadas para contribuir com processos de mudanças para o campo com vistas a um novo modelo de desenvolvimento. Avaliou-se que o processo de formação desenvolvido pelo Programa se diferencia da formação desenvolvida nos Cursos das Ciências Agrárias pelas metodologias que desenvolve, pelos conteúdos que aborda e pelas relações que estabelece com os movimentos sociais do campo.pt_BR
dc.title.enEducation field for Agricultural Sciences: Program evaluation Residence Agrarian - Cearápt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013-DIS-ILCFERNANDES.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.