Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59891
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A implantação do IF Goiano - Campus Iporá: história contada por servidores pioneiros
Otros títulos : La implantación del Campus Iporá: historia contada por los trabajadores pioneros
Título en inglés: The implementation of Campus iporá: narratives from pioneering workers
Autor : Araújo, Suelia da Silva
Junqueira, Adenilda Rodrigues da Silva
Mariano, Sangelita Miranda Franco
Palabras clave : Campus Iporá;Histórias;Memórias;Narrativas
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Revista Labor
Citación : ARAÚJO, Suelia da Silva; JUNQUEIRA, Adenilda Rodrigues da Silva; MARIANO, Sangelita Miranda Franco. A implantação do IF Goiano - Campus Iporá: história contada por servidores pioneiros. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 443-464, jul./dez. 2020.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo aborda o processo histórico de implantação do Instituto Federal Goiano - Campus Iporá, inaugurado em 1º de fevereiro de 2010. Neste texto, objetivamos compreender o contexto histórico desta Instituição de ensino profissional, para tanto realizamos uma pesquisa qualitativa. Assim, inicialmente, apresentamos a contextualização do município de Iporá e o processo de interiorização dos Institutos Federais. Em seguida, trazemos as narrativas de alguns servidores pioneiros do Campus Iporá, que foram convidados a participar de uma entrevista. Esses sujeitos representam as categorias docente, técnico administrativo e gestor. Para a realização da entrevista, adotamos um roteiro semiestruturado e para a construção deste estudo, nos baseamos em pesquisadores que discutem a temática tratada, dentre os quais destacamos: Silveira (2007), Delgado (2007), Clandinin e Connelly (2011), Halbwachs (2013), Moran (2014), entre outros. As narrativas dos sujeitos entrevistados nos permitiram apreender as diferentes expectativas, percepções, e experiências de quem iniciou seus trabalhos nessa Instituição, a partir do ano de 2010, e permanece até os dias atuais. Assim, por meio dessas narrativas, apresentamos as memórias e histórias desses sujeitos acerca dos desafios de implantação do Campus, do percurso seguido nos dez anos de Instituição, da relação e implicações da implantação do Campus Iporá com e no desenvolvimento local.
Abstract: This article approaches about the History of Instituto Federal Goiano - Campus Iporá, implementation, founded on february the 1st 2010. In this article, we aim to comprehend the historical context of the technical institution, so we conduct a qualitative research. Firstly, we present the contextualization of the municipality of Iporá and the interiorization process of implementation of Federal Institutes. Then, we interview some pioneering workers from the Campus to show their narratives. These subjects represent the categories of teachers, Administrative Assistant and school manager. We used semi structured interview as a guide to interview the staff members. Furthermore, in order to proceed with this study, we based on Silveira (2007), Delgado (2007), Clandinin e Connelly (2011), Halbwachs (2013), Moran (2014), among others. The subjects’ narratives allowed us to know different points of view, expectations and experiences from whom started working in this institution in 2010 and still work nowadays. Thus, throughout the narratives, we show the subjects’ memory and the History in the face of the implementation challenges, the way followed during the ten years of the institution and also the relation between the implementation and the local development.
Resumen en español: Este artículo discute sobre el proceso histórico de implantación de Instituto Federal Goiano - Campus Iporá, inaugurado en 1º de febrero de 2010. Este trabajo tiene el objetivo de comprender el contexto historico de esta institución de enseñanza profesional, para ello realizamos una investigación con abordaje cualitativo. Así, inicialmente, presentamos la contextualización de la municipalidad de Iporá y la interiorización de los Institutos Federales. En seguida, traemos las narrativas de algunos trabajadores pioneros del Campus Iporá, los cuales fueron invitados a participar de una entrevista. Estes sujetos representan las categorias de docentes, técnicos administrativos e gestión. Para realizar la entrevista, adoptamos el modelo de entrevista con guión semi-estructurado, nos basamos en estudiosos que discuten el tema, son ellos: Silveira (2007), Delgado (2007), Clandinin y Connelly (2011), Halbwachs (2013), Moran (2014), entre otros. Las narrativas de los sujetos entrevistados nos permitieron conocer diferentes percepciones, expectativas e experiencias de quienes iniciaron sus trabajos en esta institución, a partir de 2010, y permanecen hasta los días actuales. De esta forma, a través de estas narrativas, presentamos las memórias y historias de eses sujetos acerca de los retos de implantación del Campus, del percurso seguido en los diez años de institución y de la relación de esta implantación con el desarrollo local.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59891
ISSN : 1983-5000
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_art_ssaraujoarsjunqueira.pdf743,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.